O fundador e CEO do Twitter, Jack Dorsey, revelou que a plataforma de mídia social está financiando uma equipe para criar um padrão descentralizado para as mídias sociais. Em uma série de tweets, Dorsey listou vários desafios que as soluções centralizadas das redes sociais enfrentam, como a mudança de hospedagem, remoção de conteúdo para os
algoritmos de recomendação e a propagação de fake news.
Segundo o CEO, a nova equipe chamada de BlueSky, atuará de forma independente do Twitter e ficará a cargo de Parag Agrawal, CTO da rede social, e irá contratar até cinco membros para formá-la, entre eles arquitetos, engenheiros e designers, que ficarão responsáveis em identificar um padrão descentralizado existente ou criar um novo a partir da tecnologia blockchain.
Além disso, o ambicioso projeto de Dorsey, visa construir uma comunidade inclusiva em torno da rede social, contando com empresas e organizações, pesquisadores e líderes da sociedade civil. Porém, o CEO sabe que levará anos para desenvolver um projeto que atenda esses requisitos e ainda seja escalonável e utilizável, se comprometendo em continuar financiando o projeto até o final.
O novo projeto da rede social do pássaro azul chamou a atenção da comunidade cripto. Charles Hoskinson, fundador da Cardano e ex Ethereum, demonstrou apoio a Jack Dorsey, afirmando estar disposto a ajudar. Hoskinson twittou em resposta “Estou dentro, Jack. Apenas me diga o que você precisa”.
Em outubro, o CEO do Twitter investiu uma quantia não revelada na última rodada de financiamento da CoinList. A empresa de criptomoedas, que levando 10 milhões de dólares, busca se tornar uma exchange, além de criar sua própria carteira. Dorsey, que é um entusiasta do Bitcoin, afirmou que “a criptografia precisa de uma plataforma confiável para o lançamento de novos projetos. A CoinList lidera a indústria nesse papel e a negociação é
um próximo passo lógico”. Porém, o CEO afirmou não ter nenhum plano para a criação de uma moeda digital do Twitter.