De acordo com uma pesquisa realizada pelo HSB, pelo menos um terço das novas pequenas empresas nos EUA está aceitando pagamentos em criptomoedas.
Pequenas empresas aceitando pagamentos em criptomoedas
Em um comunicado à imprensa, o HSB anunciou os resultados de uma pesquisa para determinar a extensão da adoção de criptomoeda por pequenas empresas nos EUA. A pesquisa mostrou que 36% das 505 pequenas e médias empresas de a pesquisa já permite pagamentos cripto nos Estados Unidos.
Das mais de 180 empresas que já aceitam pagamentos cripto, mais da metade também compra ativos digitais como parte de suas operações. A pesquisa do HSBC indicou que as empresas mais novas tinham maior probabilidade de adotar cripto do que as empresas com mais de 20 anos de operação.
Segundo a pesquisa, 47% das empresas que adotam criptomoeda tinham menos de cinco anos de idade. Apenas 21% das mais de 180 empresas que já aceitam pagamentos cripto tinham 20 anos ou mais.
A adoção no varejo continua sendo um dos desafios fundamentais para o mercado emergente de criptomoeda com questões como volatilidade e velocidade de transação, especialmente para micropagamentos, um problema para muitas empresas. Dados da Coinmap.org, mostram que atualmente existem mais de 15.800 empresas diferentes de aceitação de Bitcoin em todo o mundo.
Comentando os resultados da pesquisa, o vice-presidente da HSB, Timothy Zeilman, alertou as pequenas empresas sobre os riscos associados às criptomoedas. Para Zeilman, as pequenas empresas devem fazer a devida diligência antes de criar protocolos para aceitar pagamentos cripto.
O impulso para a adoção cripto no varejo
Empresas como a Abra continuaram a promover uma maior adoção de criptomoedas, especialmente no mercado de varejo. Em 2019, o provedor de carteira Bitcoin permitiu que 6.000 pontos de venda da franquia 9-Eleven, nas Filipinas, aceitassem pagamentos em moeda virtual.
Além das atividades do lado do comerciante, algumas empresas também estão criando caminhos para incentivar os consumidores a adotar criptomoeda. Algumas startups de criptomoeda estão fechando acordos com comerciantes on-line para permitir descontos em criptomoedas, o que poderia abrir um caminho para as pessoas gastarem seus ativos.