A Suécia começou a testar sua moeda digital emitida pelo Banco Central (CBDC), a e-krona. Segundo o Riksbank, o Banco Central do país, os testes de sua moeda digital devem duram um ano, ou seja, até fevereiro de 2021. O projeto da e-krona está sendo desenvolvido em parceria com a Accenture, empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing.
O plano do Riksbank é usar a e-krona para pagamentos e atividades financeiras convencionais em todo o país. Porém neste primeiro momento a e-krona será usada em caráter experimental, para que o parlamento e o Banco Central possam determinar se o seu uso se faz necessário em todo o país.
Assim a Suécia se torna o segundo país a emitir uma criptomoeda nacional funcional. Anteriormente as Bahamas já havia lançado seu projeto piloto de sua CBDC, inclusive planejando sua implantação completa no segundo semestre de 2020.
No início do ano, o Banco Central da Inglaterra, emitiu um comunicado informando a criação de um grupo para avaliar potenciais usos para as CBDCs. O grupo será formado pelos bancos centrais do Canadá, Inglaterra, Japão, Europa, Suíça e Suécia, em conjunto ao Bank for International Settlements (BIS).