Ontem (13), a Tether assumiu por algumas horas o terceiro lugar no ranking das principais criptomoedas por capitalização de mercado, ultrapassando a XRP da Ripple. Ao longo do dia de ontem, a USDT, stablecoin lastreada ao dólar, alegou ter ultrapassado US$ 5 bilhões em valor de mercado.
Contudo, as principais plataformas de monitoramento de criptomoedas não confirmaram as informações da Tether. Embora a criptomoeda tenha realmente ultrapassado a XRP assumindo a terceira colocação em capitalização de mercado, dados da CoinMarketCap mostram que a USDT chegou apenas em US$ 4,9 bilhões.
Valores de capitalização de mercado a parte, o fato é que a USDT tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de criptomoedas. Isso tem ocorrido devido ao pânico instaurado no mercado financeiro pelo surto de coronavírus. O caos que tem feito com que as principais criptomoedas percam 40% de seu valor em poucos dias, tem feito com que investidores migrem para as stablecoins para proteger seus investimentos.
E isso pode ser verificado observado o volume de transações diárias que a USDT tem registrado. De fato, a Tether é hoje a criptomoeda com maior volume de negociação, movimentando cerca de US $ 4,1 bilhões. Esse volume e cinco vezes maior do que o volume do Bitcoin, que figura em segundo lugar.
Entretanto, a USDT não representa um ativo totalmente “seguro”. Atualmente, a empresa emissora da stablecoin enfrenta uma investigação por fraude liderada pelo escritório da procuradora-geral de Nova York. O NYAG está investigando a Tether e sua empresa irmã, a Bitfinex, sobre acusações de conspiração para esconder um rombo milionário da Bitfinex.