Em uma empreitada para tentar resolver a problemática criada pela Comissão de Valores Mobiliários americana (SEC) à Ripple e ao XRP, investidores junto à Ripple Labs emitiram uma petição dirigida à Casa Branca questionando a atitude da Entidade americana.
No início de dezembro de 2020 a SEC passou a qualificar a criptomoeda XRP como Título, o que gerou um processo contra a Ripple, sua mantenedora.
Com a Ação da SEC a criptomoeda XRP sofreu um colapso não apenas de preço, mas também foi desalistada de diversas exchanges ou Fundos de investimentos mundo a fora.
O mais recente ocorreu com a gigante a Grayscale que encerrou os investimentos no Fundo XRP Trust.
A petição foi gerada em 29 de dezembro de 2020 e diz o seguinte:
“A Securities and Exchange Commission tem a tarefa de proteger os investidores em títulos dos EUA. No entanto, ela entrou com uma ação frívola reivindicando a criptomoeda, XRP, que já foi considerada uma moeda pela FinCEN, como um título. Devido a esta ação, o mercado de 40 bilhões de dólares para a moeda está falhando rapidamente enquanto as empresas lutam para manter a conformidade. Bilhões de dólares de valor estão sendo varridos do mercado em rápida sucessão e, o que é mais crítico, centenas de milhares de americanos comuns – os próprios americanos que a SEC tem a tarefa de proteger – estão sofrendo danos e danos irreparáveis”.
“A reclamação da SEC é prejudicial aos detentores da moeda XRP e deve cessar imediatamente. O governo dos Estados Unidos deu orientação clara, conforme estabelecido pelo FinCEN, de que XRP é uma moeda”.
Desta forma, os investidores junto à Ripple Labs apelam à Casa Branca para substituir a classificação da SEC sobre o XRP de Título para moeda.