Após anunciar que possivelmente baniria os criptoativos privados da comercialização em seu país, o Governo indiano voltou atrás e deu novas declarações sobre o assunto.
Tentando corrigir o que disse, o Parlamento da Índia fez declarações as quais deu a entender que ao invés de banir os criptoativos estaria disposto a regulamentá-los no país.
A fala foi proferida pelo Ministro das Finanças indiano, Anurag Singh Thakur, durante um discurso na Câmara do alto parlamento no início desta semana.
A ideia do novo projeto visaria coibir transações ilegais com criptoativos e proibir seu uso em pagamentos.
De acordo com Thakur, “O governo tomará todas as medidas para impedir o uso de criptoativos para financiar atividades ilegais ou como parte de um sistema de pagamento”.
De fato a medida continua tentando extinguir a concorrência dos criptoativos com a moeda digital do Banco Central indiano que está sendo criada.
Devido à reação da comunidade cripto do país que é um dos maiores usuários de ativos criptográficos do mundo, o Governo indiano se apresou em se retratar rapidamente.
No projeto de Lei de regulamentação oficial de criptoativos e moeda digital que será lançado sem data prevista em 2021, o Governo queria proibir o uso de criptoativos na Índia, com exceções, e prover a base para a criação de sua própria moeda digital.
A Índia está estudando a tecnologia blockchain já há um tempo, e se vê num dilema sobre os criptoativos, uma vez que também pretende promover e evoluir a economia digital no país.