A exchange Coinbase teve as suas Ações lançadas na Bolsa de Valores NASDAQ neste dia 14 de abril, e comemorou de forma sublime.
A nova empreitada da exchange americana mereceu uma mensagem grafada na blockchain do Bitcoin.
Mas de certa forma a postagem não se referiu à listagem em si.
De fato, a postagem diz respeito ao projeto de Lei americano de estímulo financeiro devido à COVID-19.
Na mensagem que se refere à uma publicação do The New York Times do dia 10 de março de 2021, a Coinbase grafou no bloco 679.187 o seguinte dizer:
“NYTimes 10/mar/2021 House dá aprovação final ao projeto de lei de alívio à pandemia de $ 1,9T de Biden.”
TNYTimes 10/Mar/2021 House Gives Final Approval to Biden’s $1.9T Pandemic Relief Bill
Coinbase
A solicitação da Coinbase foi feita ao pool de mineração F2Pool que codificou a mensagem no primeiro bloco minerado após a listagem da COIN, ticker da CoinBase na Bolsa NASDAQ.
A declaração feita pela exchange após a listagem e a marca colocada para a posteridade na blockchain do Bitcoin é que de fato a frase é um “aceno para Satoshi”.
Satoshi Nakamoto é o pseudônimo de quem criou o sistema de pagamento eletrônico via P2P chamado Bitcoin.
Em 2009 quando Nakamoto lançou o bloco Gênesis (ou bloco 0) do Bitcoin, este grafou um texto ao qual se referia ao socorro oferecido aos Bancos pelo Reino Unido.
No bloco Gênesis está grafado uma referência ao periódico The Times, edição de 03 de janeiro de 2009, data a qual o Bitcoin foi lançado.
Como marca do início do Bitcoin está escrito: “The Times 03/Jan/2009 Chancellor à beira do segundo resgate para bancos”.
The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks
Satoshi Nakamoto
Parabéns à Coinbase pelo imenso salto dado rumo à socialização dos criptoativos, e mais ainda por lembrar Satoshi Nakamoto nesta data histórica a qual uma exchange de criptoativos foi listada pela primeira vez em uma Bolsa de Valores.
E não foi em qualquer Bolsa de Valores, mas sim, em uma das principais do mundo, e em um dos países que imprimem as maiores sanções regulatórias aos criptoativos, os Estados Unidos.