A nova gestação estatal alemã está emprenhada em regulamentar a indústria dos criptoativos e blockchain para que o país possa se desenvolver rumo a esta nova tecnologia.
Desenvolvimento tecnológico
O novo governo da Alemanha assinou um acordo que destacou a necessidade de mudar a abordagem para o desenvolvimento do setor de criptoativos.
O novo chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e três partidos políticos alemães concordaram em assinar um acordo de coalizão no país que quer empreender em novas tecnologias.
De acordo com a coalisão, “estamos criando uma Lei europeia sobre a supervisão do mercado financeiro e para estruturas de grupo complexas para garantir uma supervisão holística e adequada de novos modelos de negócios. Precisamos de um órgão europeu de supervisão para o setor de criptomoedas.”
A regulamentação proposta é ampla, e está preconizando o combate aos crimes econômicos e lavagem de dinheiro.
Com isto as instituições financeiras que oferecem serviços e investimentos em criptoativos deverão identificar seus usuários.
Esta de certa forma é uma resposta à Suécia e à Noruega que estão buscando uma regulamentação pesada e o banimento da mineração de criptoativos na Europa.