O primeiro leilão de parachains do protocolo PolkaDot (DOT) foi encerrado e os primeiros 5 projetos de blockchain estão estabelecidos na rede.
Blockchains interconectadas
Terminou o primeiro leilão das blockchains que integrarão e “alugarão” um slot na rede principal da Polkadot.
Farão parte do ecossistema PolkaDot os protocolos Acala (ACA), Moonbeam (GLMR), Parallel Finance (PARA), Astar (ASTR) e Clover (CLV).
Estas 5 blockchains funcionarão em cadeias paralelas (parachains) da rede Polkadot.
No total serão alocados 100 slots de parachains para projetos em blockchain, que poderão utilizar a rede de retransmissão do PolkaDot por até 96 semanas.
O próximo leilão de parachains deverá ter início no dia 23 de dezembro.
Diferentes nichos
O protocolos que ganharam os primeiros leilões possuem nichos diferentes na indústria de blockchain.
Eles incluem protocolos de finanças descentralizadas (DeFi), de investimentos e empréstimos em criptoativos, e contratos inteligentes.
O Polkadot lançou a ideia de uma estrutura multicadeias há 5 anos em seu White Paper, prevendo o crescimento do segmento de blockchains e a mudança de execução em uma única blockchain para o modelo de cadeias interconectadas.
De acordo com um dos criadores do protocolo PolkaDot, Gavin Wood, “nenhum design de blockchain funciona perfeitamente para todos os casos de uso. Cada cadeia vem com vantagens e desvantagens, o que a torna boa para algumas aplicações e não para outras. O modelo de parachain foi criado com a crença de que o futuro da Web 3 envolverá muitos tipos diferentes de blockchains trabalhando juntas”.