De acordo com o Banco Central (BC) do Canadá, os investidores de bitcoin canadenses possuem baixo nível de conhecimento ou de “alfabetização” financeira.
Os dados são de 2018 a 2020
O BC do Canadá divulgou informações de uma pesquisa a qual mostrou que apenas uma pequena parte dos investidores de bitcoin no país possuem conhecimento sobre finanças.
Segundo o BC, os proprietários canadenses de bitcoin tendem a ter baixos níveis de alfabetização financeira enquanto estão expostos a níveis elevados de risco financeiro.
A pesquisa mostrou que estes investidores em sua grande maioria são jovens, do sexo masculino, com alto grau de educação escolar, mas com baixa alfabetização financeira.
O relatório apresentado pelo BC mostrou que os investidores de bitcoin do país tendem a ter um conhecimento maior de como a tecnologia bitcoin funciona em comparação a quem não investe no criptoativos.
Por outro lado, as pessoas que não investem em bitcoin têm maior conhecimento sobre economia e mercados financeiros do que as pessoas que investem em bitcoin.
Assim, os pesquisadores do BC do Canadá meio que fizeram uma relação entre conhecimento financeiro e aptidão por investir em bitcoin numa certa proporção onde quão maior for o conhecimento financeiro da pessoa, menor será a chance dela investir em bitcoin.
Eles pontuaram que os canadenses ditos alfabetizados financeiramente possuem a propensão a conhecer a principal criptomoeda do planeta, mas não a investir no ativo.
Outro dado apontado pelo BC é de que a maioria dos canadenses veem o bitcoin como um meio de investimento, e não de pagamento.
Conforme pontuado no subtítulo desta reportagem, a pesquisa foi finalizada no final de 2020, e assim, muita coisa mudou no Canadá e no mundo em relação aos criptoativos.
Além do mercado cripto ter crescido vastamente em 2021, agora em 2022 ocorreu a manifestação dos caminhoneiros que receberam apoio com doações em criptoativos, principalmente o bitcoin.
Certamente estes acontecimentos trouxeram maior visibilidade e interesse dos investidores canadenses, portanto esta pesquisa possivelmente está com seus dados defasados.