A rede Solana travou de novo nesta sexta-feira (30), e mais uma vez a rede mostra sua fragilidade.
Nunca uma “grande” rede travou tanto
Na noite desta sexta-feira no Brasil a rede Solana travou novamente.
A rede que tinha travado por diversas vezes no ano passado e início deste ano, havia lançado um programa de correção de bugs e estava sem travar já há alguns meses.
No total a rede já travou por oito vezes, quatro vezes apenas este ano, além de ter sofrido outras paralisações parciais.
“A rede Solana está passando por uma interrupção e não está processando transações. Os desenvolvedores de todo o ecossistema estão trabalhando para diagnosticar o problema e reiniciar a rede. Mais informações serão fornecidas assim que estiverem disponíveis” foi publicado no perfil da Solana no Twitter.
De acordo com o validador da rede Solana, Satkewiz, aparentemente o problema ocorreu em um nó sem as configurações adequadas para a rede, o que fez com que a blockchain parasse de processar transações.
De acordo com o Decrypt, a Stakewiz disse que “um validador estava executando uma instância duplicada do validador. Ou seja, quando era a vez deles produzirem um bloco, eles produziam um de cada instância, para o mesmo slot, então alguns validadores viam um bloco, outros os outros, então não conseguiam concordar qual estava correto.”
Tanto que a Solana lançou uma atualização e pediu para que os validadores da Mainnet Beta seguissem as orientações no documento e reinicializassem seus clusters.
Horas depois, já neste sábado (01), os desenvolvedores comunicaram que “os operadores do validador concluíram com êxito uma reinicialização do cluster do Mainnet Beta às 7h UTC”.
Mas informaram que “as operadoras de rede e os dapps continuarão a restaurar os serviços do cliente nas próximas horas”.