Após uma longa queda que se estendeu por todo 2018 e algumas lateralizações em tendência de baixa o Bitcoin achou no final do ano passado um fundo em aproximadamente 3.200 dólares assustando o mercado das criptomoedas. Mas se segurou!
Mesmo ainda dentro de uma linha de tendência de baixa testou outro fundo em aproximadamente 3.400 dólares em meados de fevereiro e novamente o suporte foi mantido.
Este segundo fundo testado pode ter sido o início de um movimento de reversão do comportamento baixista que assola as criptomoedas há mais de 1 ano, e apesar de ser muito recente para se falar em reversão definitiva, alguns indícios têm dado suporte a esta possibilidade.
O próprio valor atual do Bitcoin nos mostra isto. Após uma breve lateralização com pequenos movimentos de volatilidade, no início deste mês um “pump” tirou o Bitcoin da casa dos 4.000 para os 5.000 dólares. Após testar brevemente alguns fundos, se consolidando, tem testado e quebrado novas resistências, e terá mais uma longa e dura pela frente, na casa dos 6.400 dólares. Independente disto, atualmente encontra-se próximo do dobro do valor do fundo testado há aproximadamente 130 dias atrás, estando na casa dos 5.500 dólares.
Falando em análise diária, no gráfico a média móvel de 50 períodos (representada em verde) está prestes a cruzar a média móvel de 200 períodos (representada em preto).

Conhecido como “Golden Cross”, este movimento não acontecia desde outubro de 2015, e é um excelente sinal de reversão de tendência baixista. À época, o preço do Bitcoin era de aproximadamente 319 dólares, e este movimento de reversão ascendente acabou se confirmando e precedeu o marco histórico de preço do final de 2017.
Certamente algumas correções virão devido aos ralis que se formarão. A própria análise do Índice de Força Relativa (RSI) mostra isso uma vez que atualmente, no gráfico diário, o Bitcoin se apresenta em posição de sobrecompra, acima de 70.

O essencial agora é o Bitcoin estabelecer um fundo de suporte na região dos 5.200 a 5.500 dólares. Também continuar testando e mantendo estes fundos para consolidar a tendência altista de preços a médio e longo prazo. Isto fará com que o sentimento dos investidores passe a ser altista, levando a uma suposta ação dos “touros” que inflama o mercado.
Isto também fez com que recentemente presenciássemos alguns “pumps” ou movimentos altistas também em outras das principais criptomoedas do mercado, como o caso da LTC, ETH, BNB e BCHABC, entre outras, elevando o grau de otimismo e confiança dos investidores.
Enfim, o mercado global das criptomoedas tem mostrado certo ânimo após um longo período de queda e isto está intrinsecamente ligado ao amadurecimento do mercado financeiro global ligado às moedas digitais, também ao incessante desenvolvimento das Blockchains e dos contratos inteligentes que trazem expectativas interessantes para o mundo globalizado e digital.
O reflexo disto está na recente valorização do Bitcoin que quase dobrou de preço desde que tocou o fundo de 3.200 dólares, valor este superado no “pump” de julho de 2017, e que trás agradáveis perspectivas para os investidores do Bitcoin e das criptomoedas, conforme podemos sonhar observando o gráfico semanal histórico do Bitcoin.
Quem dera, não?
Fundo em 3.200 dólares do Bitcoin.