Na manhã desta sexta-feira (30) o corpo falecido de Park Mo, vice-presidente da empresa Vidente Co., foi encontrado em frente a sua casa.
De acordo com as suspeitas levantadas pela polícia, Mo cometeu suicídio se atirando da janela de sua casa.
A Vidente Co. é uma empresa acionista da exchange Bithumb.
Mais uma morte “estranha” este ano relacionada a pessoas do ecossistema cripto
Mo estava sendo investigado pela promotoria da Coreia do Sul sob a acusação de peculato e manipulação de preço das ações da exchange Bithumb.
A Vidente Co., uma das maiores empresas de tecnologia de Seul, é a maior acionista da exchange sul-coreana, Bithumb, e Mo tinha ligação direta com o presidente da exchange, Kang Jong Hyun, e sua irmã, Kang Ji-yeon.
Os irmãos Kang transmitiram toda a responsabilidade pelos crimes financeiros a Mo, que inclusive era o responsável por toda a parte de contabilidade das empresas dos irmãos Kang.
As acusações sobre Mo de crimes financeiros são devidos à emissão de títulos conversíveis fraudulentos, criação de um fundo secreto para desviar dinheiros da empresa, obtenção de lucros ilícitos por meio da manipulação do preço das ações, e falsidade ideológica.
E não apenas a Vidente Co. está sendo investigada pela Divisão de Investigação Financeira da Promotoria do Distrito Sul de Seul, outras afiliadas à Bithumb, as empresas Inbiogen e Bucket Studio, também estão incluídas nos processos.
Agora, fica a hipótese de que, como o único suspeito pelos crimes financeiros está morto, a promotoria de Seul encerre o caso.