A onda de colapso de bancos e a problemática com a stablecoin USDC propiciou certa mudança no comportamento do investidor de criptoativos.
De acordo com a empresa analítica, Chainalysis, a falência dos bancos levou a uma retirada de fundos de exchanges centralizadas (CEX) para exchanges descentralizadas (DEX).
Os analistas da Chainalysis observaram que o fluxo financeiro do investidor cripto neste sentido está se tornando frequente em momentos de dificuldade nos mercados financeiros tradicionais.
Os usuários estão preocupados com a perda de suas economias e a possibilidade de colapso de entidades financeiras centralizadas, mesmo que o influxo financeiro nas DEXs ocorra por curto período de tempo.
Ademais, a Chainalysis disse que o problema que ocorreu na semana passada com o token USDC trouxe maior confiança à stablecoin.
CEX para DEX e trade lucrativo com stablecoin
A Chainalysis informou que, mesmo considerando ocorrer ‘em um período insignificante de tempo’, a crise dos bancos levou ao aumento de transferência de fundos para as DEX.
Após o anúncio do fechamento do Silicon Valley Bank (SVB) nos EUA, o volume de transferências de CEX para DEX ultrapassou os US$ 300 milhões por algumas horas após o ocorrido.
Depois deste grande influxo de fundos nas DEXs, o mercado voltou ao seu ‘comportamento habitual’ com média de transferências abaixo dos US$ 100 milhões.
Uma situação semelhante ocorreu no ano passado quando a exchange FTX quebrou.
Com a quebra dos bancos SVB e Signature, ambos que possuem reservas de lastro da USDC, muitos usuários começaram a transferir tokens para DEXs para liquidar a stablecoin com medo de quebra.
Entretanto, de acordo com a Chainalysis, mesmo com esta ocorrência a demanda pela stablecoin permaneceu consistentemente alta.
Os analistas acreditam que existe alto nível de confiança na Circle, e assim parte dos investidores investiram comprando USDC mais barata.
Com a problemática dos fundos presos no banco, a stablecoin chegou a cair cerca de 18%, mas depois recuperou seu peg. A capitalização de mercado obviamente também caiu, mas praticamente já retornou aos níveis pré-quebra do SVB.