Um dos eventos mais esperados após o The merge, a passagem do protocolo da rede Ethereum de prova de trabalho (PoW) para a prova de participação (PoS), está ativa. A atualização Shanghai (Shapella) está ativa.
A atualização Shanghai foi ativada, e agora parte das criptomoedas Ether (ETH) depositadas em garantia na rede estão disponíveis para serem sacadas.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A atualização foi encerrada às 18h27 no horário EST, e agora pode0-se dar como encerrado o processo a fusão da rede ETH 2.0 com a rede 1.0.
Atualização Shanghai implementada com sucesso
Com o primeiro bloco validado após a atualização Shapella (Shanghai), a rede Ethereum agora todo o processo de staking de ETH na rede com a possibilidade de saque das criptomoedas, que até então não eram possíveis.
Agora, a Beacon Chain, que é como se chama a rede ETH 2.0, deixou de ter seu processo de staking na rede de forma unidirecional, uma vez que de forma programada os ‘stakers’ poderão sacar parte de seus fundos depositados em garantia.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Este processo não ocorreu de forma repentina, até porque como sempre foi feito dentro da rede, diversos testes e experimentações são realizados através dos ‘shadow forks’.
Além dos saques, outras funcionalidades e aprimoramentos também foram implementadas na Ethereum Virtual Machine (EVM), o cérebro da rede Ethereum.
Vale lembrar que as ‘shardings’, as cadeias lateralizadas da rede não entraram no processo desta atualização, que ocorrerá em alguma atualização futura oq ue deverá prover agilidade e diminuir os custos operacionais dentro das segundas camadas da rede Ethereum.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A atualização ocorreu de forma bem-sucedida na ‘época’ de número 194.048, e teve apenas oito slots perdidos, referentes aos clientes que não atualizaram seus softwares para o fork Shangai.
Após a atualização, o preço do ETH não apresentou grande variação, se mantendo praticamente estável. No momento desta redação a criptomoeda estava cotada em US$ 1.926, com alta de 2% no diário.