Depois de cerca de nove meses de prisão, além de revoltas e protestos, o desenvolvedor do mixer Tornado Cash, Alexey Pertsev, receberá liberdade condicional.
A partir do dia 26 de abril o desenvolvedor do misturador cripto da rede Ethereum será solto e poderá continuar respondendo ao processo em liberdade condicional.
A notícia foi repassada por Eléonore Blanc, fundadora do CryptoCanal e host do Humans of Crypto Podcast.
A promotoria pública holandesa havia negado anteriormente a liberdade condicional ao desenvolvedor alegando que este poderia fugir e adulterar as provas sem fornecer os detalhes específicos que a acusação solicita e investiga.
E em fevereiro deste ano a prisão do desenvolvedor foi prorrogada até março pelo Tribunal distrital de East Brabant.
A prisão
Pertsev foi preso em agosto do ano passado pelo Serviço Holandês de Informações e Investigações Fiscais (FIOD) sob a acusação de ocultação de fluxos financeiros criminosos e facilitação de lavagem de dinheiro.
A prisão do desenvolvedor e a retirada do protocolo Tornado Cash do GitHub gerou protestos da comunidade cripto. Na ocasião, o protocolo foi repostado pelo professor e pesquisador da Universidade Johns Hopkins, Mathew Green, em procedimento arbitrário a decisão da corte norte-americana.
Diante da sanção norte-americana ao protocolo Tornado Cash, um grupo que contou com a participação da exchange Coinbase solicitou judicialmente a retirada do protocolo da lista de sanções norte-americanas.
De acordo com declarações da Coinbase à época, a exchange disse que não ficaria de braços cruzados e ajudou financeiramente com a ação.
Liberdade vigiada
O desenvolvedor do mixer Ethereum, Tornado Cash, Alexey Pertsev, poderá ser solto na próxima semana, mas será vigiado pelas autoridades holandesas.
Aparentemente, Pertsev não poderá deixar a Holanda e terá que conviver com uma tornozeleira eletrônica.
‘O mais importante é que ele pode andar e trabalhar em sua defesa, algo que era praticamente impossível enquanto ele estava sob custódia’, disse Blanc em postagem no Twitter.