De acordo com Anthony Pompliano, a rede de transações do Bitcoins é um gigante adormecido e é uma das histórias mais interessantes em toda a tecnologia e finanças. Enquanto muitas pessoas podem criticar o Bitcoin como uma moeda ou uma reserva de valor, mas nenhuma pode negar suas capacidades de liquidação de transação.
“Rede transacional de Bitcoins é um gigante adormecido.”
De acordo com o recente post apresentado por Anthony Pompliano, fundador e sócio da Morgan Creek Digital Assets, ele afirma que o Bitcoin como uma rede de liquidação de transações administrada por mineradores é um gigante adormecido e nos próximos 3 anos seria muito maior que a rede da Visa e Mastercard juntas.
De acordo com o Pompliano, o Bitcoin tem dois componentes, o ativo digital que pode ser detido por investidores e a rede de liquidação de transação que é operada por mineradores, mas toda a cobertura e atenção da imprensa é apenas para a parte de ativos digitais, enquanto o verdadeiro potencial da Bitcoin está na rede de transações que movimentou mais de US $ 410 bilhões em 2018 e deve continuar com US $ 3 bilhões em transações diárias em 2019. Ele também acrescenta que mais pessoas devem estar prestando atenção ao gigante adormecido – a rede de transações, em vez de apenas olhar e seguir o preço de troca do Bitcoin.
Pompliano, usando os dados citados pela pesquisa da Dair, diz que as mineradoras de Bitcoin receberam uma receita de US $ 5,8 bilhões em 2018 para operar a rede de transações Bitcoin e se essa receita é comparada com outras empresas de transações, a rede Bitcoin está atualmente no meio do volume quando se trata de receita comparadas com algumas das maiores redes do mundo.
De acordo com a análise que ele apresenta, o valor de receita de Bitcoins é menor do que os cartões Visa e Mastercard, os dois concorrentes com os quais o Bitcoin é comparado. Pompliano, positivamente conclui seu post dizendo:
“Hoje, é 1/4 da capitalização de mercado da Mastercard e 1/6 da Visa, mas não me surpreenderia se a Bitcoin ultrapassasse os dois nos próximos 36 meses. As redes antigas foram construídas para um mundo em que não vivemos mais e a rede descentralizada é construída para o futuro. Eu sei qual deles estou apostando :)”
Enquanto a análise do Pompliano conclui que: “a rede de transações Bitcoins ainda é bastante razoavelmente valorizada, deve-se ter em mente que o bitcoin é bastante incipiente e é descentralizado, portanto, um direito de comparação de maçã para maçã pode ser apenas otimismo excessivo. Mas definitivamente não se pode negar que o Bitcoin está crescendo e também a rede de liquidação de transações.”