Pesquisas mais recentes revelaram que apenas 5% dos usuários de criptomoedas são mulheres – incluindo desenvolvedoras, investidoras, fundadoras e indivíduos interessados casualmente. Isso não parece muito em comparação com as mulheres no setor de tecnologia em geral, onde as mulheres detêm cerca de 20% dos empregos de tecnologia, e cerca de 17% das startups têm uma fundadora.
Embora estes números possam não surpreender ninguém, não é uma tendência saudável para uma indústria que pretende mudar a economia global. Afinal, as mulheres ainda representam cerca de 75% das decisões de compra no mundo. Portanto, parece bastante óbvio que um dos principais fatores que impulsionam a adoção generalizada das criptomoedas depende de sua capacidade de garantir uma presença mais forte entre as mulheres em todo o mundo.
Melhores traders
As mulheres parecem saber como prever a ascensão e a queda do Bitcoin melhor do que os homens, pelo menos é o que uma pesquisa feita no aplicativo BuySellHODL diz.
O app cripto apresenta um jogo diário de Bitcoin, em que os usuários tentam prever a ascensão e a queda do ativo a cada 15 segundos. Aqueles que acertarem por dez rodadas consecutivas dividem o prêmio em dinheiro. O primeiro e maior vencedor do jogo foi uma mulher.
De forma mais significativa, até agora, as mulheres fizeram previsões mais precisas do preço do Bitcoin durante o jogo em 58% do tempo, ao contrário da taxa de sucesso do público masculino de apenas 51%.
A pesquisa também indica que mais mulheres usuárias, cerca de 16%, identificaram-se com um nível especialista/profissional em conhecimento de criptomoeda, em oposição a apenas 9% dos homens.
Mais otimistas
68% das mulheres deram uma recomendação de “compra” ao Bitcoin. Enquanto isso, apenas 61% dos homens atribuem ao Bitcoin uma classificação de “compra”.
O Bitcoin também é a moeda preferida entre as usuárias, com 61% delas listando-a como uma de suas melhores escolhas de criptomoeda para 2020. Por outro lado, os homens preferem altcoins, com apenas 48% deles listando Bitcoin como uma das três principais escolhas.
29% das mulheres fizeram uma previsão de preço Bitcoin em 2020 de US$ 10.000 ou mais, em comparação com apenas 23% dos homens que apostam neste valor.
O que é preciso para a cripto não é diferente do que é necessário em muitos outros setores. É preciso equilíbrio e igualdade de gêneros.