Os desenvolvedores principais da Polkadot estão buscando expandir o limite atual de parachains do ecossistema de 100 para eventualmente incorporar 1.000 parachains no futuro com a ajuda de atualizações de software.
Uma dessas atualizações é o “respaldo assíncrono” no protocolo de consenso parachain da Polkadot. A atualização tem o objetivo de reduzir pela metade o tempo de bloco da parachain de 12 segundos para 6 segundos e aumentar o espaço de bloco para cada bloco em 5-10 vezes.
“O respaldo assíncrono permite agendamento flexível para o nosso trabalho futuro de escalabilidade por meio de escalabilidade elástica e coretime instantâneo. Temos um roadmap sólido para fazer a Polkadot suportar 1.000 parachains e mais de 1 milhão de transações por segundo. O design está lá — sabemos como escalar a Polkadot para o futuro indefinido”, afirmou Sophia Gold, líder de Engenharia da Parity.
Polkadot
A implementação do respaldo assíncrono está programada para ser lançada na rede de testes Rococo da Polkadot em cerca de duas semanas, conforme anunciado pela Parity Technologies, uma das principais contribuidoras da Polkadot, durante a conferência de desenvolvedores sub0 em Lisboa. O cronograma para o lançamento na mainnet permanece provisório.
A Polkadot atua como uma rede de interoperabilidade, conectando diversas blockchains específicas de aplicativos chamadas de parachains, que obtêm segurança de uma blockchain central chamada Relay Chain.
Gold acrescentou que o respaldo assíncrono também permitiria que a Polkadot mais que triplicasse o número de validadores da Polkadot até o final de 2024, chegando a cerca de 1.000, descrevendo isso como “a evolução mais significativa do consenso de parachain desde que lançamos as parachains há quase dois anos”.
Essa iniciativa da Polkadot visa aumentar significativamente a capacidade de sua rede, tornando-a ainda mais escalável e eficiente para atender às crescentes demandas do ecossistema blockchain.