A renomada exchange de criptomoedas, Kraken, anunciou que compartilhará dados de seus usuários com o Internal Revenue Service (IRS) dos EUA no próximo mês, em conformidade com uma ordem judicial recebida em junho.
Esta decisão afeta especificamente os usuários da Kraken nos EUA que realizaram transações superiores a US$ 20.000 entre 2016 e 2020. A exchange informou em um e-mail aos usuários afetados que espera compartilhar as informações solicitadas no início de novembro de 2023.
Contexto da batalha entre IRS e Kraken
A disputa entre o IRS e a Kraken teve início em maio de 2021, quando um tribunal federal dos EUA autorizou a agência tributária a emitir uma intimação a John Doe à exchange e suas subsidiárias, com o objetivo de identificar possíveis sonegadores de impostos.
Na época, o IRS alegou que a Kraken não havia cumprido a intimação. Em fevereiro deste ano, a agência tributária protocolou um documento judicial solicitando permissão para aplicar a intimação, culminando na ordem de junho que exigia que a Kraken fornecesse as informações dos usuários ao IRS.
Detalhes da informação a ser compartilhada
De acordo com a ordem de junho, a Kraken deve fornecer informações de perfil e históricos de transações para clientes que realizaram transações superiores a US$ 20.000 em qualquer ano entre 2016 e 2020.
Isso inclui nomes, datas de nascimento, números de identificação fiscal, endereços, números de telefone, endereços de e-mail e históricos de transações durante esses cinco anos.
Embora o IRS tenha solicitado informações mais extensas, como endereços IP, detalhes de emprego e patrimônio líquido dos usuários, a Kraken informou que conseguiu convencer o tribunal a reduzir significativamente o número de clientes afetados e a quantidade de dados que deve ser fornecida.