O vice-ministro de energia do Irã disse que as contas de eletricidade para mineradoras de moeda digital devem ser calculadas de acordo com os preços reais, informou o jornal econômico financeiro iraniano Financial Tribune.
O vice-ministro de energia, Homayoun Haeri, afirmou que as contas de eletricidade para atividades de mineração de criptomoeda devem ser precificadas de acordo com as mesmas taxas estabelecidas para as exportações de energia. O governo supostamente paga quase US$ 1 bilhão em subsídios anualmente para cobrir a lacuna nos custos reais de eletricidade, escreve o Financial Tribune.
Conforme relatado em dezembro passado, os iranianos estavam lucrando com a mineração de moeda digital, apesar da queda nos mercados de cripto e das flutuações na moeda nacional causada pelas sanções reforçadas dos Estados Unidos.
O Irã demonstrou uma postura positiva em relação à mineração em setembro passado, quando importantes autoridades governamentais – incluindo o Ministério da Informação e Comunicações, o banco central, o Ministério da Energia e outros – aceitaram a mineração como indústria.