A exchange descentralizada (DEX) Sushi planeja lançar uma nova exchange de criptomoedas perpétuas chamada Susa em uma nova rede Layer 2 da Ethereum, chamada Layer N. A previsão é que a plataforma entre em operação ainda neste mês.
A equipe da Sushi apresentou a Susa em uma postagem de blog em 13 de fevereiro. De acordo com o anúncio, a equipe Sushi espera que a nova plataforma ultrapasse os limites em quatro vetores principais: escala e recursos, um ecossistema vertical sem permissões, eficiência de capital e uma compensação totalmente on-chain do livro de ordens.
Os desenvolvedores da Susa poderão criar aplicativos personalizados sobre a exchange, desde aplicativos simples de contratos inteligentes até rollups totalmente desenvolvidos. Esses aplicativos poderão aproveitar a liquidez e os usuários da plataforma.
A Layer N é uma nova rede Layer 2 projetada como uma rede de rollups personalizados e otimizados, que a equipe chama de “StateNet da Ethereum”. A rede é construída em uma camada de comunicação compartilhada. Esse aspecto permite que os nós rollup se comuniquem e interajam perfeitamente entre si.
- Leia também: Indicador chave aponta alta de 55% para o Flow
Susa, nova plataforma da Sushi
Além disso, a rede utiliza o EigenDA para armazenar dados de transações agrupados como parte do rollup. Isso torna o armazenamento mais barato do que se fosse diretamente na mainnet da Ethereum.
“Imagine se as exchanges centralizadas com as quais todos estamos familiarizados permitissem que os desenvolvedores construíssem aplicativos diretamente sobre elas. Isso é o que estamos possibilitando”, disse Dima Romanov, CEO da Layer N, quando a rede atingiu 100.000 transações por segundo em uma testnet fechada no mês passado.
A equipe da Layer N levantou uma rodada de financiamento inicial de US$ 5 milhões em setembro. A rodada teve a participação da dao5 e da Founders Fund de Peter Thiel.
Ainda conforme o anúncio, a Susa usará o Nord Engine da Layer N para possibilitar tempos de transação mais rápidos. O objetivo da plataforma é que esses tempos fiquem em pé de igualdade com as exchanges centralizadas em termos de desempenho.
“Através de inovações tecnológicas, de produto e integrações profundas com a Sushi, a Susa será um divisor de águas para as DEXs”, afirmou a equipe da Susa.