A gestora de ativos Jupiter Asset Management, com sede em Londres, tomou a decisão de cancelar seu investimento em um produto negociado em bolsa (ETP) de XRP devido a questões de conformidade, conforme relatado pelo Financial Times nesta sexta-feira.
O fundo Gold & Silver da Jupiter, baseado na Irlanda, adquiriu US$ 2,57 milhões no Ripple XRP ETP da 21Shares no primeiro semestre de 2023, de acordo com o relatório. No entanto, após uma rotina de supervisão interna, a equipe de conformidade da empresa identificou o investimento e ordenou que o fundo retirasse suas participações. Isso resultou em uma perda de US$ 834, que a Jupiter afirmou ter sido integralmente recuperada.
O cancelamento do investimento no ETP ocorreu porque as autoridades irlandesas não permitem a exposição a criptomoedas em fundos regidos por OICVM (Organismos de Investimento Coletivo em Valores Mobiliários), um quadro regulamentar estabelecido para fundos mútuos nos Estados membros da União Europeia.
Jupiter faz desinvestimento em XRP
Os fundos OICVM podem deter até 10% de sua carteira em ativos ilíquidos. Contudo, os reguladores europeus têm regras distintas quanto ao investimento em produtos contendo criptomoedas. Irlanda, França e Reino Unido, por exemplo, proíbem tal prática. Enquanto isso, a Alemanha permite que fundos OICVM invistam em ETPs cripto. Mas isso desde que o produto reflita o valor do criptoativo numa base de um para um.
A 21Shares, responsável pelo ETP, declarou em sua página oficial de perguntas e respostas que não há uma resposta definitiva sobre a elegibilidade de seus produtos para fundos OICVM. Apesar disso, disse que podem ser considerados elegíveis de acordo com sua própria avaliação.
Até o momento, a Jupiter Asset Management não se pronunciou sobre o assunto de forma oficial.