Desenvolvedores do Ethereum concordaram em aumentar a aposta máxima do validador de 32 para 2.048 ETH na próxima atualização Pectra. A proposta foi discutida durante a reunião de desenvolvedores principais na quinta-feira.
A equipe de desenvolvimento principal do Ethereum decidiu incorporar a mudança, conhecida como EIP-7251 ou “aumento do saldo efetivo máximo”, no Pectra, esperado até o final de 2024. Essa melhoria, se implementada, permitirá que validadores individuais mantenham um saldo efetivo variando de 32 a 2.048 ETH, em vez do limite atual de 32 ETH.
Atualmente, os validadores do Ethereum estão sujeitos a um limite de saldo efetivo definido tanto no mínimo quanto no máximo de 32 ETH. Esse requisito obriga operações de staking em grande escala a estabelecerem vários validadores para obter rendimentos em quantias maiores. Existem mais de 900.000 participações de validadores por esse motivo.
Ethereum
Espera-se que essa melhoria proposta reduza a carga operacional para os stakeholders, diminuindo o número de validadores necessários.
A mudança aborda as preocupações operacionais de operadores de nós maiores, incluindo exchanges como a Coinbase, que mantêm dezenas de milhares de validadores devido ao limite atual de 32 ETH por validador. Aumentar o saldo efetivo máximo do validador permitiria que esses operadores gerenciassem menos validadores, mas com apostas mais altas, potencialmente reduzindo a complexidade.
Além disso, saldos de validadores que excedem 32 ETH não são ativamente apostados, portanto, não acumulam recompensas de atestação e validação. Com esse ajuste, os validadores podem obter recompensas da camada de consenso para saldos além de 32 ETH.