O ano de 2024 será lembrado como aquele em que o Bitcoin e o ETH passaram a ser cotados na Bolsa de Valores norte-americana, marcando um momento histórico para as criptomoedas e reafirmando sua entrada no mundo institucional.
Nesta quinta-feira, 23 de maio, a Comissão da Bolsa de Valores dos EUA aprovou oito fundos de ETFs de ether. Embora a aprovação para a negociação nos mercados de ações ainda esteja pendente, espera-se que ocorra em breve, o que continuará impulsionando o ecossistema cripto.
As criptomoedas têm se destacado como uma opção de democratização financeira, com altos níveis de adoção na América Latina, especialmente o bitcoin e o ether. O bitcoin é o ativo mais proeminente entre as mais de 9 mil criptomoedas ativas, atualmente.
O Ethereum voltou a alcançar US$ 4.000 no primeiro trimestre deste ano, após quase dois anos. É esperado que, com as recentes aprovações, seu valor poderá continuar aumentando.
A recente valorização do bitcoin e o novo recorde alcançado em seu preço também têm estimulado o otimismo em relação a outros ativos. A exemplo do ETH, que está se aproximando de um possível novo recorde histórico (ATH), depois do registrado em novembro de 2021. O bitcoin alcançou seu ATH em 14 de março de 2024, dois meses após a aprovação de seu ETF, em 10 de janeiro deste ano.
Ethereum
O Ethereum é uma das blockchains mais adotadas no mundo das criptomoedas, notável por ser mais do que apenas uma tecnologia. Desde sua concepção em 2015 pelo visionário Vitalik Buterin, tem evoluído continuamente, possibilitando o desenvolvimento de uma variedade de aplicações em áreas como arte digital, compras de bens e serviços, entre outros.
Essa rede tem gerado um ecossistema inovador em várias áreas em que está presente, destacando, nesse processo, sua evolução e influência na tecnologia financeira.
“Além de consolidar sua posição como um ativo de investimento e reserva de valor, o Ethereum está liderando uma onda de inovação e transformação em várias áreas. A aprovação dos ETFs de ether continuará a impulsionar sua adoção e aquisição, solidificando o ETH como uma figura central na revolução das criptomoedas. Isso evidencia as possibilidades que essa tecnologia oferece para o desenvolvimento econômico e a inclusão financeira no mundo”, concluiu Daniel González, Analista Cripto da Bitso.