O protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) Aave revelou planos para lançar uma nova blockchain chamada “Rede Aave” após a conclusão da sua atualização V4. A informação foi divulgada pelo fundador do protocolo de empréstimo, Stani Kulechov, em uma postagem nas redes sociais no dia 27 de maio.
Kulechov não forneceu muitos detalhes sobre o plano. No entanto, ele sugeriu que a nova rede poderia chegar ao mercado já no próximo ano, ou até mesmo antes.
Aave é atualmente o maior protocolo de empréstimo do setor DeFi, com um valor total de ativos bloqueados em US$ 13,2 bilhões, de acordo com dados do DeFi Llama.
A proposta para a Rede Aave, apresentada pelo Aave Labs, é parte do roteiro estratégico da empresa para 2030. A rede servirá como um hub principal para Aave e sua stablecoin GHO, mantendo uma abordagem multichain e independente de rede. Embora o Ethereum continue sendo o lar da governança do Aave DAO, a nova rede tem o objetivo de trazer um crescimento significativo, explorando novos mercados.
Nova blockchain da Aave
A proposta inicial inclui o uso da stablecoin GHO para taxas de gás. Enquanto isso, o token AAVE será utilizado como o principal ativo para staking de validadores e sequenciadores descentralizados. A Aave Labs também confirmou que a Rede herdará a segurança do Ethereum, mas continuará monitorando a evolução das blockchains de Camada 1 e Camada 2 antes de finalizar a arquitetura da rede.
A comunidade cripto recebeu positivamente a notícia dos planos para a nova rede. Jason Ma, chefe de DeFi da Axelar Foundation, comentou que todos os aplicativos de sucesso eventualmente lançarão suas próprias redes. Marc Zeller, fundador da Iniciativa Aave Chan, afirmou que Aave poderia se tornar a maior camada do Ethereum, com um mercado de US$ 20,5 bilhões, superando outras redes de Camada 2 baseadas em Ethereum, como Optimism, Arbitrum e a rede Base da Coinbase.