A exchange descentralizada de trading perpétuo (perp DEX) JOJO implementou a tecnologia de provas de conhecimento zero (zk-proofs) para as taxas de financiamento em sua plataforma, com o objetivo de manter os contratos perpétuos alinhados aos preços do mercado spot. De acordo com Jotaro Kujo, co-fundador da JOJO, essa é uma evolução fundamental para o trading de derivativos on-chain.
A JOJO adotou a tecnologia zk-proofs da Brevis, que é um coprocessador capaz de ler e utilizar todo o histórico de dados on-chain de qualquer blockchain, executando cálculos personalizáveis de maneira totalmente segura e confiável.
“Com as zk-proofs da Brevis, temos a capacidade de fazer qualquer cálculo com base nas transações, eventos, em qualquer tempo de bloco e gerar provas validadas on-chain. Isso é muito adequado para nós, pois temos uma camada de liquidez muito aberta, permitindo que as pessoas construam diferentes estruturas de liquidez sobre a JOJO, impactando o preço. Calcular nossas taxas on-chain seria um trabalho muito árduo,” explicou Jotaro.
Portanto, as zk-proofs permitem que a JOJO calcule as taxas de financiamento off-chain e as registre on-chain, evitando o processo exigente de calcular diretamente na blockchain. O resultado é uma solução “eficiente e segura” para a indústria. Essa inovação é crucial devido à importância das taxas de financiamento para o design dos contratos perpétuos, conforme destacou Jotaro. As taxas de financiamento mantêm os preços dos contratos perpétuos alinhados ao mercado à vista, tornando-os mais precisos para os traders.
JOJO Exchange
“Quando nosso contrato perpétuo tem um preço mais alto que o à vista, a taxa de financiamento cobrará das posições longas e pagará às posições curtas. Isso cria um incentivo para que as pessoas fechem suas posições longas e abram posições curtas, vendendo o contrato perpétuo e comprando, ajustando o preço do perpétuo ao preço à vista.”
Esse mecanismo incentiva arbitradores e traders a manterem o preço perpétuo seguindo o preço à vista. Sem uma taxa de financiamento, o contrato perpétuo seria “apenas uma shitcoin” e não faria sentido, acrescentou Jotaro. Mesmo com uma queda mensal de 23%, o volume de negociação de derivativos on-chain ainda está em níveis altos. O crescimento gradual deste setor de finanças descentralizadas depende da eficiência de capital, e desenvolvimentos como taxas de financiamento precisas são contribuições fundamentais para a expansão da indústria.
Jotaro ressaltou que a taxa de financiamento é vital para exchanges descentralizadas e precisa ser calculada de forma eficiente e segura.
“Vemos muitas outras exchanges mostrando que calculam a taxa final por oráculos centralizados. Isso não é a maneira correta, embora possam ter enfrentado dificuldades temporárias com o cálculo on-chain. Acreditamos que este modelo de zk-proof pode fazer os derivativos on-chain avançarem significativamente, tornando-os verificáveis por qualquer pessoa.”