A Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, lançou o Binance Account Bound Token (BABT), um token que comprova a conclusão bem-sucedida do processo Know-Your-Customer (KYC).
Os usuários podem então exportar o token entre ferramentas e protocolos de criptomoedas e finanças descentralizadas (DeFi), incluindo mixers.
Este token visa resolver um dos maiores desafios da indústria: a identidade on-chain.
Características e funcionamento do BABT
O Binance Account Bound Token (BABT) é um tipo de Soulbound Token (SBT), uma ideia originalmente proposta por Vitalik Buterin, criador do Ethereum. Os SBTs são tokens não transferíveis que representam a identidade e as conquistas dos usuários no ecossistema Web3.
Os BABTs são intransferíveis entre indivíduos e endereços de uma mesma pessoa, podendo ser revogados pela Binance, mas remintados dentro de 72 horas.
Os usuários que passam pelo procedimento de KYC da Binance podem exportar o BABT para usar em ferramentas e protocolos DeFi, incluindo mixers. Essa inovação demonstra o compromisso da Binance em trabalhar com legisladores para cumprir as leis de KYC e anti-lavagem de dinheiro (AML), integrando a tecnologia blockchain.
Reações e desafios
Apesar da inovação, alguns usuários expressaram ceticismo quanto à viabilidade do BABT. Críticos apontam que a iniciativa assume que os endereços são únicos para cada pessoa verificada, o que pode não ser o caso se os endereços forem compartilhados ou comprometidos.
This assumes that addresses are 1 to 1 with the person ky'd and not shared and/or compromised. This will just make a market for these accounts, just like smurfs that bought cold medicine, they will set forth and pass through the porous barrier protected by math.
— James McCall (@mccallios) July 19, 2024
Além disso, questões regulatórias e a possibilidade de vender chaves privadas ou carteiras com BABT também foram levantadas.
Zack Burks, fundador da Mintable, destacou que, embora a ideia seja interessante e boa para o marketing, apenas parceiros da Binance provavelmente participarão. Ele também mencionou que, se os reguladores investigarem, os parceiros poderão ser responsabilizados pelo uso dos BABTs.
It won't work for multiple reasons. FAFT, AML requirements, jurisdictional differences, ability to sell private keys/wallets with the SBT.
I made the first SBT token to serve a court order to an anon hacker and learned a lot during the process.
While this is cool, and good…
— Zach Burks (@ZachSpaded) July 19, 2024
‘Embora isso seja legal e um bom marketing, infelizmente, apenas os parceiros da Binance participarão e, no final das contas, se os reguladores vierem bater à porta, esses parceiros serão culpados por usar isso’, escreveu ele.