O projeto Stacks, uma solução de camada 2 construída sobre a blockchain do Bitcoin, anunciou na terça-feira (29) a ativação de sua atualização Nakamoto, que visa tornar as transações mais rápidas. A conta oficial do projeto na plataforma X informou que, com a nova atualização, “as transações no Stacks, uma vez confirmadas, são agora pelo menos tão irreversíveis quanto as do Bitcoin”. Além disso, destacou que haverá uma “redução significativa nos tempos de transação”.
A atualização Nakamoto também é um passo essencial para o lançamento do sBTC, previsto para o final deste ano. A iniciativa busca trazer tokens Bitcoin sintéticos para o ecossistema Stacks, ampliando as funcionalidades da rede. Cofundado por Muneeb Ali, cientista da computação formado em Princeton e CEO da Trust Machines, uma empresa de desenvolvimento focada no Bitcoin, o Stacks é um dos primeiros projetos a construir uma rede layer-2 sobre a blockchain do Bitcoin.
Esse é um diferencial relevante, sobretudo em um cenário onde mais de 80 projetos de camadas secundárias foram lançados nos últimos anos.
Atualização Nakamoto na Stacks
Muneeb Ali, em entrevista à CoinDesk no início deste ano, descreveu o Bitcoin como o “predador ápice” da indústria blockchain. Além disso, destacou a importância da segurança e imutabilidade da rede. Ele também ressaltou que, embora blockchains como Ethereum e Solana, com foco em contratos inteligentes e maior programabilidade, tenham atraído ecossistemas robustos de finanças descentralizadas (DeFi) e aplicações de jogos, o Bitcoin continua a ter uma posição única no setor.
A atualização Nakamoto estava no centro do roadmap do Stacks, sendo planejada e implementada em fases ao longo deste ano. No entanto, a atualização sofreu alguns atrasos antes de sua ativação completa. De acordo com o anúncio do projeto, a atualização busca fornecer a base técnica para o sBTC, um ativo planejado que permitirá uma interação mais próxima com o Bitcoin. Mas isso sem comprometer a segurança e a descentralização, atributos fundamentais da blockchain do Bitcoin.