As altcoins têm caído e o Bitcoin tem tomado ainda mais mercado, o cenário cripto está se comportado de maneira irregular como jamais visto. As mudanças no setor e a instabilidade econômica mundial, em consonância com o lançamento da Bakkt pode ter contribuído com essa instabilidade. Seguem alguns fatores que podem ter relação com o atual cenário.
Lançamento da Bakkt
A Bakkt já tem data para o lançamento de sua plataforma, e o que tudo indica que levará o Bitcoin a outros patamares. Quando anunciada, apenas em um dia, ela alterou em quase US $ 1000 o preço da cotação, tendo um aumento de 9%. Uma semana depois houve uma leve queda, entretanto, as cotações voltaram a subir.
Cotação
Com a chegada do lançamento da Bakkt que deve ocorrer ainda neste mês de setembro, o Bitcoin subiu novamente em mais 3%.
CME com altas no mercado futuro
A CME, empresa que negocia contratos futuros de criptomoedas, registrou recorde no aumento de seus contratos, beirando a 600%.
A empresa registrou esse aumento em um momento onde o mercado volta sua atenção ao Bitcoin, e o aumento em contratos futuros em parceria com a Interncontinental Exchange e a Bakkt está prestes a ser lançada. O aumento também vem em um momento em que nota-se um interesse dos investidores de longo prazo e não apenas de especulação.
Atrelado a isso, há os problemas econômicos-politicos no mundo, como EUA-China, Argentina, os protestos em Hong Kong, entre outros. Assim, os investidores passaram a ter uma maior confiança em criptomoedas, pois não há lastro como nas moedas do governo.
As altcoins vem caindo
As altcoins vêm sofrendo com a escalabilidade do Bitcoin. Enquanto a maior criptomoeda vem rompendo barreiras e recordes, as demais não estão com essa mesma sorte.
O fato é que o Bitcoin como centro de todas as discussões acaba criando barreiras para as demais; e com o problema de escalabilidade que as altcoins têm, as empresas de tecnologia sofrem para emplacar projetos sérios com esses criptoativos menores.
O futuro do mercado
Com o lançamento da Bakkt e o reflexo que tem acontecido no mercado, o Bitcoin parece ter encontrado um horizonte positivo. Inúmeros especialistas têm visto dessa maneira e a tendência é que o mercado prospere.
Como é o caso de Max Keiser, investidor cripto, que está otimista na crença de que o BTC chegará aos US $ 100 mil:
“Já que o autoproclamado Satoshi Nakamoto, Craig Wright não tem seus meio milhão de Bitcoins para jogar no mercado, podemos esperar que o Bitcoin rompa essas barreiras.”, afirmou Keiser.
Anthony Pompliano, co-fundador da Morgan Creek, também comentou, “em meados de uma década, uma moeda que estava nos esgotos da internet hoje são discutidas na cúpula do G-7″.
O Analista de criptografia, CryptoWelson, também acredita que teremos altas ainda maiores nos próximos meses: “em minhas análises recentes acredito que o Bitcoin poderá ultrapassar os US $ 17 mil ainda em setembro.”