A Federal Reserve (FED) está imprimindo mais dólares e injetando na economia norte americana. O órgão regulador que sempre disse se preocupar com a possível manipulação no mercado em criptomoeda, parece não se incomodar quando isso acontece bem debaixo de seus domínios.
Mais dinheiro injetado na economia
O FED permitiu que fossem injetados mais US$ 75 bilhões no mercado mobiliário nos EUA. A medida teve como objetivo impedir que a taxa do fundo federal pudesse subir. Somado, já são mais de US$ 203 bilhões.
O montante total injetado pelo órgão é quase que o equivalente a toda a movimentação global do Bitcoin e do Ethereum combinados. E, ao que parece, o órgão vai continuar injetando mais dinheiro.
Não havia visto esse tipo de situação pelo FED desde a crise do subprime há 10 anos atrás. Entretanto, o presidente do órgão, Jay Powel, comentou o assunto tentando minimizar a situação.
“Não acredito que essa situação tenha importância para a economia ou a posição monetária do país, mesmo sendo importantes para o mercado mobiliário”.
FED fala sobre manipulação no mercado cripto
O FED sempre argumentou sobre o problema que seria se as criptomoeadas fossem regularizadas no país, alegando que o mercado pode ser facilmente manipulado.
Contudo, o mercado fica cada dia mais cético com a seriedade do órgão, pois há dois pesos e duas medidas para confrontar a situação que o órgão levanta. Welson comentou:
“10 mil Tethers são ‘impressas’, eles gritam ‘manipulação’. Mas quando é FED todos gritam ‘apenas operação do mercado”.