- Preço da Avalanche sobe 10%
- FIFA escolhe Avalanche para lançar sua blockchain compatível com EVM
- Plataforma FIFA Collect e NFTs migrarão para a nova rede
A FIFA anunciou que lançará sua própria blockchain utilizando a Avalanche, uma rede Layer 1 compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM). Como resultado disso, o preço da Avalanche subiu 10% para US$ 25,21, de acordo com o CoinGecko.

De acordo com comunicado, feito nesta quinta-feira (22), a mudança marca uma mudança estratégica da entidade, que anteriormente operava suas coleções digitais nas blockchains Algorand e Polygon.
Conforme apontou a entidade, todas as coleções de NFTs vinculadas ao FIFA Collect irão para a nova blockchain, que usará a infraestrutura da Avalanche. Com isso, a FIFA encerrará o suporte nas redes Algorand e Polygon.
Token Avalanche sobe após anúncio da FIFA
Francesco Abbate, CEO da FIFA Collect e da Modex — parceira da FIFA no desenvolvimento da experiência digital para fãs —, afirmou que a decisão visa ganhos operacionais.
“A mudança melhora velocidade, escalabilidade e segurança. Isso permite integração direta com carteiras populares. Além disso, facilita o acesso e garantir uma base preparada para o crescimento futuro”, declarou Abbate.
O anúncio ocorre algumas semanas após a Avalanche implementar a atualização chamada “Avalanche9000”. Essa melhoria busca reduzir custos para desenvolvedores e simplificar a criação de subnets. Embora a FIFA não tenha divulgado uma data oficial para o lançamento da nova blockchain, a entidade confirmou que ela estreará já com a plataforma FIFA Collect totalmente migrada para o novo ambiente.
A transição para a rede Avalanche representa uma mudança relevante na estratégia da FIFA no segmento de ativos digitais, após experiências anteriores com Algorand e Polygon. Até o momento, nem a Avalanche nem a entidade máxima do futebol divulgaram um cronograma específico para a conclusão da migração e início das operações na nova blockchain.