Se tem algo que podemos esperar em uma nova tecnologia é que as coisas deem errado!
Sim! No começo sempre tem algo que dá errado aqui, uma presepada ali, algo que foi esquecido lá. E às vezes tudo isso em conjunto ou apenas uma dessas falhas leva muito a perder.
Foi o que aconteceu recentemente com o projeto YAM, que horas após o seu lançamento apresentou um erro grave de governança e perdeu milhões de dólares.
E aparentemente não está sendo diferente com outras DeFis.
Os relatórios das auditorias do projeto YFI, por exemplo, mostram que a retórica é a mesma. Devemos tomar cuidado!
O YFI é a DeFi sensação do momento, tanto que na data de hoje vale mais que um Bitcoin.
O curioso é que a auditoria feita por duas renomadas empresas de segurança apontaram falhas críticas em seu protocolo e esta vulnerabilidade pode impedir o usuário de sacar seus fundos temporariamente.
Andre Cronje, criador da Yearn.Fiance, responsável pelo protocolo YFI, disse ao site Cointelegraph estar preocupado com a falsa sensação de segurança que as auditorias trazem para os usuários e investidores.
De fato, não é porque um protocolo foi auditado que ele é seguro. Segundo Cronje, outros protocolos DeFis conhecidos no mercado também apresentam a mesma vulnerabilidade que a YFI.
A YFI tem apenas 11 dias de vida, apresenta problemas críticos em seu protocolo e uma valorização de 200% desde o seu lançamento.
Insano!
Lembro que o problema da YAM fez com que milhões de dólares ficassem retidos na plataforma sem mais poderem ser sacados, e mesmo assim para a sua segunda fase do projeto já tem mais milhões investidos nele.
Insano!
Puxada pela Link que encabeçou a onda de valorização das DeFis, muitas outras criptomoedas tiveram valorização digna de “alt season”, o que trouxe investidores para o “hype” das DeFis.
Este tipo de comportamento FOMO leva a golpes como o reportado por Harry Denley, desenvolvedor e pesquisador na área de criptomoedas.
Em menos de uma hora um Token scan aplicou um golpe em usuários, e teve seu website derrubado.
Sem sombra de dúvidas as DeFis são inovadoras, mas o momento é de cautela, e de dar um passo de cada vez.