A BitMEX, uma das principais exchanges anunciou ontem que irá começar a exigir comprovação de identidade a partir de 28 de agosto de 2020. Segundo a exchange, a nova medida servirá para promover um “ambiente de negociação mais confiável e seguro para todos os usuários BitMEX”.
Os procedimentos de KYC adotados pela exchange são resultado de um longo período de crescente pressão sobre as empresas cripto. Comuns no espaço financeiro tradicional, os regulamentos de KYC e AML passaram a ser adotados por outras exchanges que outrora também se negavam a implementá-los.
Apesar das novas medidas afastarem alguns usuários, elas podem ser boas a longo prazo para a BitMEX. Com “as exchanges implementando o grau institucional de KYC e AML são essenciais para o desenvolvimento da indústria cripto”, destaca Henri Arslanian, líder de fintech e criptomoedas na Ásia pela PwC. Isso irá afastar investidores à margem da lei, enquanto ”permite que os participantes institucionais se sintam cada vez mais confortáveis com a classe de ativos”.
Contudo, há também outra vantagem prática para a adoção dos procedimentos de identificação do usuário para a exchange. De fato, isso permitirá a BitMEX “verificar de forma confiável o verdadeiro proprietário de uma conta no caso de uma disputa, hack ou incapacitação”.
Por fim, com o processo de introdução do Programa de Verificação de Usuário, a BitMEX irá também promover um Torneio de Negociação. As informações sobre o evento, entretanto, serão divulgados nos próximos dias.
Como parte do lançamento do Programa de Verificação de Usuário, a BitMEX também revelará detalhes sobre um Torneio de Negociação onde os prêmios serão oferecidos para aqueles que verificaram sua identidade. Mas é improvável que acalme os afetados.