Investir em criptomoedas depende de algum tempo de estudo. Seja para, de partida, entender o que é o Bitcoin, a Ethereum, seja para compreender como funciona uma corretora de criptomoedas, seja para decidir qual wallet utilizar. Se você está começando nessa empreitada, a Exodus Wallet é uma excelente opção de hot wallet.
Bastante intuitiva, tudo o que um usuário iniciante precisa saber está sempre muito acessível quando se trata da wallet. É possível, já em sua tela inicial, compreender os passos para realizar uma compra ou vender criptomoedas.
Diferente de outras carteiras, a Exodus não tem um foco mais específico, como aquelas que só aceitam Ethereum e criptos de layer 2 da rede. A Exodus Wallet conta com suporte para mais de 300 criptomoedas, dentre elas o Bitcoin, a Ethereum e até mesmo a Litecoin.
Por conta do seu grande leque de suporte, vamos falar de seus detalhes mais detidamente agora. Neste artigo, você vai conhecer tudo o que é preciso saber sobre a Exodus Wallet, desde o momento de baixá-la e instalá-la até sua forma de utilização.
Assim, você conseguirá decidir qual hot wallet mais se encaixa em sua dinâmica de investidor, seja iniciante, seja mais experiente, em busca de uma hot wallet segura, confiável e que se adapte às suas necessidades. Acompanhe!
O que é a Exodus Wallet?
A Exodus Wallet é uma carteira de criptomoedas em formato 100% digital que chegou ao mercado em 2015. Logo se popularizou entre investidores por oferecer suporte a mais de 300 criptomoedas, dentre elas as principais do mercado, como Bitcoin e Ethereum.
Por ter uma interface muito simples de utilizar e bastante intuitiva, a carteira de criptomoedas rapidamente alcançou um grande público de investidores. Fácil e simples de utilizar, por meio da carteira é possível comprar e vender criptomoedas a partir de seus dispositivos móveis ou, ainda, por meio de extensão do seu navegador.
Com isso, a Exodus Wallet sempre está onde o investidor está. Na palma da mão ou na tela do seu computador, sempre é hora de fazer boas compras e boas vendas por meio dela e, sobretudo, ter controle total sobre seus investimentos.
O que destaca também a Exodus Wallet entre as carteiras online é a integração com hard wallets Trezor. A Trezor tem uma aplicação própria para que o investidor gerencie as suas criptomoedas armazenadas no dispositivo físico.
No entanto, nem sempre o investidor deixa todos os seus recursos em uma só wallet. Com isso, por meio da Exodus Wallet, é possível gerenciar ao mesmo tempo os recursos da hard wallet Trezor e, também, os investimentos disponíveis nas carteiras Exodus.
Essa possibilidade de combinar diferentes recursos em uma só carteira digital faz com que a Exodus Wallet seja uma das carteiras online mais interessantes para o investidor.
Por que escolher a Exodus Wallet?
Dentre tantas hot wallets, por que escolher a Exodus, afinal?
Há algo que destaca a Exodus entre tantas outras carteiras. Com suporte para mais de 300 ativos digitais, é possível, por meio dela, gerenciar uma única carteira capaz de suportar todas as suas criptomoedas.
Isso permite que o usuário tenha mais controle e redobre seus cuidados com sua segurança cibernética e, ainda, com a segurança dos seus próprios investimentos.
Ao invés de ter de decorar ou anotar diferentes seed phrases ou diferentes senhas de recuperação, ao centralizar todas as criptomoedas em uma só carteira o processo de gerenciamento se torna muito mais simples e fácil.
Você protege todos os ativos de uma vez só com um equipamento digital robusto, confiável e seguro, capaz de fazer, além do armazenamento de criptomoedas, também o envio e recebimento, também o trading de criptos.
Design
A Exodus Wallet é simples, bonita e tem visual bastante elegante. Isso parte de um princípio cada vez mais exigível em todos os projetos desenvolvidos para o mercado de criptomoedas: desmistificar a dificuldade em operar nesse mercado.
É fácil entender o que precisamos fazer a cada etapa da compra ou da venda de uma criptomoeda. Isso faz com que qualquer pessoa possa utilizar a carteira para gerenciar suas criptomoedas, mesmo quando está ainda iniciando sua jornada de investidor.
Seu design também permite que você possa ter uma visão geral de toda a sua carteira, compreendendo rapidamente como ela é composta.
Esse recurso tão simples e elegante nos permite dimensionar de maneira mais rápida e certeira nossos investimentos, além de contribuir também com uma visão mais geral do que merece ser melhor trabalhado para que tenhamos maior rendimento.
Funções
Quando se pensa em uma carteira de criptomoedas, cold ou hot, o que se espera sempre é que se possa gerenciar os investimentos, mantendo-os sempre em segurança. A Exodus é enxuta quando se trata de suas funções. Por meio dela é possível:
- Armazenar criptomoedas;
- Vender e comprar criptomoedas;
- Sincronizar sua carteira com uma cold wallet Trezor;
- Trading.
Por mais que seja relativamente simples, a carteira cumpre com maestria o seu propósito de criação: ser um dispositivo, ainda que online, totalmente capaz de oferecer uma estrutura confiável para gerenciar seus investimentos em criptomoedas, permitindo que qualquer usuário, independente de quão experiente seja nesse mercado, possa ter total controle e autonomia do seu capital cripto.
Suporte ao cliente
Algo que chama muito a atenção dos investidores que optam por utilizar a Exodus Wallet é o seu suporte rápido e confiável.
Quando qualquer problema com a carteira se manifesta, como falha de sincronização ou qualquer dificuldade técnica para enviar criptomoedas, o suporte é rápido em auxiliar o investidor.
Isso é algo que chama bastante a atenção quando se trata desse tipo de carteira. A maior parte das hot wallets não tem suporte ao cliente porque não faz qualquer cobrança dos seus clientes, o que faz com que fornecer equipe para ajudar sua comunidade seja inviável financeiramente.
Nominalmente, a Exodus Wallet também não cobra de seus clientes pelo armazenamento de suas criptomoedas. Mas, para quem faz trading por meio de sua plataforma inclusa, existem taxas comuns a qualquer outra wallet ou exchange.
São essas taxas de trading que suportam o pagamento de sua equipe de suporte e é justamente isso que faz da Exodus Wallet uma aplicação tão interessante para quem está buscando uma opção segura e completa em termos de armazenamento online de criptomoedas.
Backup
Imagine um cenário em que o dispositivo em que a sua Exodus Wallet está instalado seja roubado. Para muitos investidores, esse seria o fim da sua carteira de criptomoedas. E, muitas vezes, é justamente essa ideia que afasta novos investidores desse mercado.
No entanto, quando se trata da Exodus Wallet, qualquer investidor pode recuperar a sua carteira, ainda que seu dispositivo seja violado ou roubado. A hot wallet conta com dois formatos de recuperação, sendo um por meio da seed phrase – o que torna indispensável que ela seja anotado em local seguro – e o outro por meio do e-mail de cadastro do usuário.
Portanto, ao criar uma nova hot wallet, pode ser bastante interessante ter um e-mail permanentemente deslogado de qualquer dispositivo apenas para recuperá-la caso algo ruim aconteça em relação à sua privacidade!
Segurança
As funções de segurança da Exodus Wallet são o único ponto de atenção ao escolhê-la. Isso porque a carteira não conta com alguns recursos que fariam dela muito mais segura, como autenticação em duas etapas, por exemplo.
No entanto, vale sempre registrar que quando se trata de um dispositivo tão importante para o investidor, é fundamental que sejam redobrados os cuidados com a navegação, com o que se baixa e onde se clica.
Com isso, é possível manter a sua Exodus Wallet logada em seu browser ou em seu smartphone sem correr riscos de ser exposto à ação de malwares ou mesmo à ação de hackers.
Como criar e como utilizar a Exodus Wallet
Criar uma Exodus Wallet é um processo muito simples, mas alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro deles consiste em só baixar a wallet do site da desenvolvedora. A Exodus Wallet está disponível como extensão para Chrome e Brave e também para dispositivos mobile, sejam Android ou iOS. Para quem não dispensa um bom programa, também está disponível para desktop, para Windows, Linux e macOS.
Feito o download da aplicação compatível com o seu equipamento ou de sua preferência, é hora de seguir com a criação de uma hot wallet.
O primeiro passo é criar uma senha muito forte. Lembre que por meio dessa senha, como não há autenticação em dois fatores, tudo o que você precisa fazer será mediado. Exagere em caracteres especiais, espaço, números e letras minúsculas e maiúsculas.
Criada a sua senha, você terá acesso, então, ao painel geral da hot wallet. Por meio do painel geral poderá, então, acessar todas as ferramentas da Exodus em um só lugar.
Receba e envie criptomoedas
Para receber e enviar criptomoedas o processo da Exodus Wallet é dos mais simples. Logo no topo da wallet existem os dois botões correspondentes a cada ação.
Ao clicar em Recive o investidor terá acesso ao endereço exclusivo da sua carteira. Basta enviá-lo ao emissor e acompanhar o andamento do pagamento esperado.
Ao clicar em Buy, o processo é outro. Você adiciona o valor que deseja adquirir, a criptomoeda que deseja comprar e pode, então, realizar a compra até mesmo por meio do seu cartão de crédito.
Faça staking utilizando a Exodus
A plataforma de staking da Exodus permite que o investidor bloqueie seu saldo de Cardano, Solana ou Polygon por um determinado período de tempo para, então, receber recompensas da plataforma.
Isso é uma maneira de dar um destino bastante interessante para seu saldo ocioso de criptomoedas, além de fazer seu dinheiro render ainda mais para financiar outros investimentos igualmente promissores.
A própria Exodus Wallet já determina qual será o ganho aproximado ao final do período de staking. Isso permite que você faça um planejamento financeiro mais adequado e ganhe, com isso, mais margem para previsão de rendimentos.
Outro ponto que conta muito a favor de quem faz staking de suas criptomoedas é, também, o financiamento do projeto cripto. Isso porque quando deixamos criptos em staking evitamos que o valor da criptomoeda, ainda que minimamente, seja impactado, sobretudo por haver menor capital circulante.
Vantagens e desvantagens da Exodus Wallet
Quando se trata da análise de uma wallet é sempre importante deixar claro que não existe a aplicação perfeita. Todas as wallets, hot ou cold, já analisadas perderam pontos em algum critério avaliativo, mesmo que tenham sido, ainda assim, recomendadas.
A Exodus Wallet não é diferente. Quando se trata dos seus prós, é fato que a wallet ganha pontos primeiramente por ser gratuita. Não há qualquer cobrança apenas pelo armazenamento de criptomoedas. Outro ponto que a torna bastante diferente de qualquer outra e que merece um grande pró é o suporte ao cliente. Conforme dissemos, para uma wallet gratuita isso é bastante raro.
Além desses dois prós que realmente destacam a Exodus Wallet, outro ponto importante é que há suporte para mais de 500 criptomoedas. Isso também é um feito raro, dado que a maior parte das criptos, hoje, só suporta ou Ethereum e suas layers ou Bitcoin.
Para quem gosta de ter um software instalado, sobretudo por conta da segurança, a Exodus Wallet também ganha muitos pontos a seu favor. Com isso, a hot wallet não se limita apenas ao campo de app mobile ou extensão no Chrome.
Agora, quando se trata dos contras, existem alguns pontos muito importantes: a carteira pode, muitas vezes, ter taxas de trading muito elevadas. Esse ponto é relevante sobretudo para quem deseja ter a wallet para mais do que armazenar criptomoedas.
As taxas de trading são desestimulantes porque fazem com que a wallet se torne mais cara que uma exchange tradicional. Assim, talvez seja o ponto que realmente merece muita atenção e consideração por parte do usuário.
Vale a pena usar a carteira?
Analisando os prós e contras da Exodus Wallet, é certo que se o usuário tiver apenas por vontade armazenar suas criptomoedas a carteira é mais do que interessante.
No entanto, caso o usuário deseje um pouco mais – como, sobretudo, fazer trading –, pode ser que a Exodus Wallet possa ser combinada com uma corretora de criptomoedas.
Outro ponto de bastante tensão em relação à wallet é a sua falta de autenticação em dois fatores. Isso pode pesar bastante quando analisamos os seus recursos de segurança e, certamente, deve ser analisado pelo usuário. Se o risco compensar o benefício, certamente a wallet é uma excelente opção.
Agora, caso o usuário ainda se sinta receoso, vale muito mais a pena buscar uma corretora e deixar seu saldo sob custódia. Ou, ainda, analisar as funções de outras hot wallets, como a MetaMask, por exemplo, ainda que seja apenas dedicada à Ethereum e suas layers.
Conclusão
Começar a investir em criptomoedas é simples e, muitas vezes, pode ser muito intuitivo. Na prática, precisamos de uma conta em uma exchange para comprar as criptomoedas que formarão nossa carteira e, caso desejemos contar com um recurso extra de proteção, investir em uma hot ou hard wallet.
A Exodus Wallet é um excelente exemplo de hot wallet. Totalmente online, é atraente por suportar mais de 300 criptomoedas. Com isso, é possível cobrir quase todo o portfólio mais comum entre investidores de criptos.
Além de ser excelente para armazenar criptomoedas com segurança, a Exodus também conta com uma plataforma interna de trading. Assim, é possível investir seu saldo de criptos e aumentar, com isso, seu capital.
No entanto, alguns pontos chamam a atenção de quem a testa. O primeiro é a ausência de ferramenta de autenticação em dois fatores. Isso faz com que a wallet possa ficar mais vulnerável, exigindo que o usuário redobre sua atenção ao operá-la.
Aqui no BitNotícias você sempre encontra as melhores e mais atualizadas notícias sobre o mercado de criptomoedas. Atualize nosso feed para se manter sempre bem-informado e não deixe de conferir, também, nossos reviews!