A Trust Wallet é uma carteira de criptomoedas essencial para quem não quer depender de corretoras para investir no mercado cripto. Feita para armazenar, realizar transferências e receber criptomoedas, é uma carteira segura e confiável.
Por ter sido uma das primeiras carteiras totalmente online a chegar no mercado, a Trust Wallet tem um grande público, sobretudo por ser possível utilizá-la em smartphones, computadores pessoais e até diretamente no seu navegador de Internet.
A Trust Wallet tem suporte para diferentes tipos de criptomoedas, NFTs e até mesmo para armazenar seu saldo de criptos que você ganhou em seus jogos play-to-earn. Além disso, também é muito útil para quem deseja dividir o seu saldo de criptomoedas entre diferentes corretoras e, ainda, em carteiras quentes ou frias.
Quer saber tudo sobre a Trust Wallet, como usar, suas vantagens e se é um produto realmente confiável para quem deseja investir em criptomoedas com mais segurança? Acompanhe comigo, agora, tudo sobre a hot wallet!
O que é a Trust Wallet?
A Trust Wallet é um aplicativo destinado ao armazenamento seguro de criptomoedas. Por meio desse tipo de carteira, é possível enviar e receber diferentes tipos de criptomoedas, bem como aplica-las de forma a receber um saldo de juros pelo investimento realizado.
Com suporte para mais de 160 mil tipos de criptomoedas, NFTs e tokens, a Trust Wallet é uma das carteiras digitais com maior número de usuários do mercado, reunindo mais de 140 milhões de usuários que desejam ter controle total das suas finanças digitais.
Enquanto plataforma multi-chain de auto-custódia líder do setor, suportamos milhões de ativos em mais de 100 blockchains. Desde Bitcoin, Ethereum e Solana a Cosmos, Optimism e muitas outras.
Quando você baixa e passa a utilizar a Trust Wallet passa a ter controle total das suas finanças e das suas criptomoedas. Isso porque suas chaves ficam sempre sob sua custódia, não sob cuidados de uma terceira empresa ou pessoa, como no caso de quem utiliza das corretoras de criptomoedas.
Assim, suas chaves privadas sempre ficarão sob sua guarda, protegidas pelos sistemas de segurança do aplicativo, que contam com auditorias constantes de grandes lideranças do setor de criptomoedas:
- Certik;
- Cure+S3;
- Halborn;
- Kudelski Security.
Além da certificação e auditoria constante dos sistemas de segurança empregados pelos desenvolvedores da Trust Wallet, todos os recursos envolvidos no desenvolvimento da carteira são testados em todos os cenários frequentemente e exaustivamente.
Com isso, a carteira se revela confiável, estável e, sobretudo, segura para quem deseja ter sempre em sua mão e sob seu domínio todos os seus investimentos em criptomoedas.
O que é uma hot wallet?
Uma hot wallet é um tipo de carteira de criptomoedas que fica conectada à Internet. Diferente das cold wallets, que são dispositivos físicos, parecidos com pendrives em seus modelos mais clássicos, as hot wallets são dispositivos exclusivamente virtuais.
Esse tipo de carteira é, geralmente, gratuita e serve para quem deseja fazer transações de forma rápida, dado que é possível, com poucos cliques, comprar ou vender criptomoedas, sem que seja necessário conectar um dispositivo que você sempre terá de levar para todos os lugares.
No entanto, uma hot wallet, para ser realmente segura, requer atenção máxima do seu portador. Isso porque, por ser um recurso exclusivamente virtual, está mais vulnerável a ataques do que uma cold wallet, que não tem qualquer tipo de conexão com a Internet.
Embora esse seja um ponto de constante atenção, as hot wallets contam com mecanismos de segurança que as tornam definitivamente mais seguras.
O primeiro deles é o que devemos ter em qualquer tipo de serviço que envolva finanças ou dados sensíveis: a autenticação em dois fatores. Com a autenticação em dois fatores o usuário pode sempre validar as suas transações a partir de um gerador de códigos aleatórios vinculados à carteira. Assim, o risco de transações não autorizadas é reduzido drasticamente.
Além disso, manter um backup atualizado da carteira, bem como ter o software sempre atualizado são outras tarefas essenciais para manter um excelente nível de segurança.
Para além disso, utilizar um bom antivírus e, ainda, ser cuidadoso em sua navegação tornam seus dados e seus investimentos intactos.
A Trust Wallet é uma carteira confiável?
Enquanto carteira digital, a Trust Wallet nasceu em 2017 e desde então já foi capaz de atrair 140 milhões de usuários em todo o mundo. Certamente, esse número surpreendente tem tudo a ver com a confiança que a carteira inspira a quem a utiliza.
Com uma comunidade muito forte e com mecanismos que checam constantemente seus recursos de segurança, a Trust Wallet é uma carteira confiável.
Isso se revela por meio de:
- Sistema encriptado de ponta a ponta, checado e testado por auditores independentes e pela própria comunidade da carteira;
- Relatórios de auditorias de segurança de renome e reconhecidos como responsáveis por quem investe;
- Monitorização dos sistemas de segurança 24/7, com notificações disparadas a cada comportamento incomum detectado;
- Recompensas a quem identifica falhas de sistema que podem comprometer a segurança de quem utiliza a carteira.
Esses quatro pontos são fundamentais para que se compreenda o quanto a Trust Wallet é uma carteira confiável, estável e segura. Por meio da sua própria história podemos afirmar o quanto a empresa se esmera por manter excelentes níveis de segurança para seus dispositivos virtuais.
Produto oficial da Binance
A Trust Wallet se tornou um produto oficial da Binance, o que a torna um dispositivo virtual ainda mais confiável, dada a sua associação com a maior corretora de criptomoedas do mundo.
Conectar a sua carteira Trust à sua conta Binance é possível por meio do Binance Pay, uma tecnologia desenvolvida pela corretora para que sejam feitas transferências de criptomoedas entre investidores de qualquer lugar do mundo em poucos cliques ou, ainda, da sua conta Binance para a sua Trust Wallet.
Essas transferências são feitas com taxa zero, o que faz com que associar as duas contas seja ainda mais interessante para quem investe em criptomoedas, mas que não deseja deixar o seu saldo total sob custódia da exchange.
Como utilizar a Trust Wallet
A Trust Wallet está disponível para ser utilizada em um dispositivo móvel, seja iOS ou Android ou, ainda, em uma extensão em seu navegador, seja Chrome, Brave ou outros.
Uma vez que você escolha o lugar em que irá instalar a sua carteira, é necessário clicar em “Crie uma nova carteira”.
Criada a sua carteira, é hora de definir uma senha. A senha deverá seguir os parâmetros definidos pela Trust Wallet e, então, confirmada.
Com esses dois passos, sua carteira já estará pronta para ser utilizada.
Agora, criada a sua carteira, é fundamental que você crie uma cópia da sua frase de segurança. A frase de segurança é única e é a sua ferramenta para recuperação da sua wallet. Portanto, mantenha-a em um lugar muito seguro, preferencialmente anotada em um papel ou mesmo impressa.
Por definição, a sua frase secreta sempre será mostrada oculta. Isso revela a importância de mantê-la exatamente assim: secreta.
Agora que a sua frase está gravada e sua carteira já é considerada segura, é possível, então, receber ou enviar criptomoedas de forma simples. Clique em “Enviar”, selecione a criptomoeda a ser enviada e, então, insira o endereço da carteira que deverá receber o saldo:
O mecanismo para receber criptomoedas na sua Trust Wallet é semelhante. Basta clicar em “Receber”, selecionar a criptomoeda a ser recebida e, então, enviar o QRCode gerado ou o endereço da carteira.
Transfira seu saldo entre a Binance e a Trust Wallet
Por definição, a sua Trust Wallet será sempre conectada à Ethereum, mas você pode modificar a conexão para a Smart Chain rapidamente. Siga o passo a passo:
Localize na barra superior a rede em que a carteira está conectada.
Modifique a conexão para a Smart Chain.
A partir disso, você poderá enviar e receber criptomoeda com taxa zero entre a sua carteira Trust e a sua conta Binance.
Funcionalidades da hot wallet
Uma hot wallet tem por objetivo armazenar em segurança as suas chaves de acesso às suas criptomoedas. Mas, para além da sua função primordial, existem outras funcionalidades que uma carteira pode desenvolver para que possa ser ainda mais útil para quem a utiliza.
No caso da Trust Wallet, sua equipe de desenvolvimento oferece mais do que o armazenamento e a gestão das suas criptomoedas.
Por meio da sua carteira ainda é possível também fazer o staking das suas criptomoedas para ter uma renda extra, trocar criptomoedas sem depender de uma corretora e, ainda, ter acesso a aplicativos descentralizados por meio do seu navegador dApp.
Veja:
Staking
O staking de criptomoedas é a melhor maneira de dar destino e, sobretudo, função para o seu saldo de investimentos ociosos.
A Trust Wallet permite que qualquer investidor bloqueie parte do seu saldo de criptomoedas para que renda, período a período, um saldo de criptomoedas em forma de juros. Assim, em forma de novos tokens, o seu investimento tem sempre retorno para além da sua valorização natural.
Outra vantagem de se fazer staking com seu saldo ocioso é que o bloqueio de criptomoedas também contribui com a manutenção da credibilidade de uma blockchain, sobretudo por conta da manutenção de saldo de criptomoedas em utilização.
Isso impede, por exemplo, que ocorra uma fuga massiva do investimento, geralmente causado por vendas e, por fim, pelo derretimento do valor da criptomoeda.
Navegador dApp
A Trust Wallet também conta com navegador dApp integrado. Essa funcionalidade permite que o investidor conecte sua carteira com diferentes aplicativos descentralizados, obtendo, com isso, mais autonomia e mais comodidade em sua forma de investir.
Um aplicativo descentralizado, tal como as criptomoedas, existe em uma blockchain e é desenvolvido para que o investidor possa utilizar contratos inteligentes que são automaticamente executados.
Para que um investidor utilize um dApp, é necessário, no entanto, obter um navegador dApp, o que a Trust oferece de forma integrada à sua carteira.
Trade
A função de trade de uma carteira de criptomoeda é a mais esperada, dado que consiste na possibilidade de um investidor comprar e vender criptomoedas utilizando a variação de preço constante a seu favor.
No entanto, quando se trata da Trust Wallet, o trade é ainda mais facilitado, dado a sua conexão com a Binance.
Assim, caso o investidor utilize a corretora para comprar e vender criptomoedas, por meio da Smart Chain é possível fazer transferências rapidamente, sem qualquer custo e, ainda, aproveitar em tempo real as oportunidades trazidas para a sua carteira pela variação do valor de mercado das suas criptomoedas.
Vale a pena utilizar a Trust Wallet?
A Trust Wallet é uma das carteiras online de criptomoedas mais segura, mais confiável e, certamente, uma das mais antigas em funcionamento no mercado.
Caso você esteja buscando por uma hot wallet para baixar e para utilizar em sua dinâmica de investimentos, a Trust é, certamente, uma excelente escolha graças às suas funcionalidades extras e, sobretudo, à facilidade em sua operacionalização.
Carteira gratuita
Um dos melhores pontos a favor de quem escolhe a Trust Wallet é o fato de ser uma hot wallet totalmente gratuita.
Não importa quanto tempo ou qual o montante de criptomoedas que você utilize ou armazene: ela sempre será gratuita.
Ainda que algumas operações envolvam algum tipo de taxa, a taxa de gas é paga à blockchain. Assim, a Trust Wallet ainda se mantém como um serviço totalmente grátis para quem a utiliza.
Hot wallet fácil de usar
A Trust Wallet é uma carteira de criptomoedas muito fácil de se utilizar e de se configurar, conforme você pode ver ainda no passo a passo deste artigo.
Para começar a utilizar a carteira é necessário, apenas, cria-la. Uma vez criada, o usuário deve se certificar de ter feito corretamente as suas configurações iniciais de rede e de segurança, com a anotação da sua senha.
Apesar de requerer atenção a esses detalhes, a Trust Wallet é muito simples de se utilizar e é bastante intuitiva, o que garante, portanto, o acesso mais democrático às criptomoedas.
Segurança e suporte
Outro ponto de destaque para a Trust Wallet está relacionado aos seu compromisso com a segurança dos seus clientes e usuários.
A carteira é constantemente auditada, sobretudo para garantir a privacidade e o anonimato de quem armazena suas criptomoedas por meio dela.
Além disso, qualquer pessoa disposta a encontrar falhas de segurança também pode se aventurar pelos testes da carteira, recebendo até recompensas pelo encontro de falhas.
Isso demonstra uma forte determinação da sua equipe de desenvolvimento para que um ambiente seguro e próspero seja entregue para quem confia à Trust Wallet seus investimentos.
Cuidados ao utilizar a Trust Wallet
Ao criar uma carteira, seja ela uma hot wallet ou uma hard wallet, é fundamental que o usuário esteja sempre atento aos seus mecanismos e garantias de segurança.
O primeiro e o mais importante ponto é sempre ter anotada a sua chave para eventual resgate ou desbloqueio da carteira. A chave é o que garante que a sua carteira e os seus investimentos sempre estejam devidamente assegurados. No entanto, caso você perca essa chave, nem mesmo para você será liberado acesso.
Além do cuidado essencial com seus códigos de acesso, é importante também que o investidor nunca baixe arquivos ou instaladores de terceiros. A Trust Wallet conta com os links essenciais para download diretamente em seu site, dispensando qualquer atividade de terceiros.
Por fim, como estamos falando de uma hot wallet, conectada sempre à Internet, os cuidados com a navegação são fundamentais. É importante que o investidor sempre esteja atento aos links em que clica, aos arquivos que baixa, mantendo sempre sua máquina livre de vírus ou malwares que possam comprometer seus investimentos direta ou indiretamente.
Conclusão
Ter uma hot wallet é uma das formas mais simples de garantir que seus investimentos fiquem sob sua custódia e sob seus cuidados e, portanto, em segurança.
No entanto, é necessário sempre que o investidor se cerque de alguns cuidados essenciais na hora de utilizar esse tipo de recurso, como, por exemplo, que zele por seus acessos e pelas garantias de que suas chaves sempre permaneçam em segurança, contra a ação de terceiros e, ao mesmo tempo, em um lugar que não se percam com o passar do tempo.
Além disso, é essencial que o utilizador sempre esteja atento à sua navegação na Internet, sobretudo para não comprometer a segurança do seu computador e, consequentemente, dos seus investimentos.
A Trust Wallet é uma solução perfeita para quem busca tudo isso em uma única carteira digital. Além disso, também oferece staking, trade e navegador dApp.
Aqui no BitNotícias você sempre confere em primeira mão tudo o que é necessário saber sobre criptomoedas e sobre o universo dos investimentos digitais. Acompanhe sempre nosso feed para se manter bem informado e em dia com as tendências do mercado!