Há 3 dias a maior exchange do mundo, a Binance, anunciou que estava listando a criptomoeda SUSHI pareada ao Bitcoin, ao Binance Coin (BNB), e a duas stablecoins (USDT e BUSD).
Assim, o SUSHI mostrava ser mais um protocolo DeFi Uniswap imenso, já tendo captado mais de RS$1,4 bilhões de dólares em fundos guardados em sua plataforma de contratos, tendo valorizado mais de 6x desde seu lançamento há apenas 1 semana.
Na verdade, o SUSHI mostra que o Hype das DeFis está longe de acabar, e tem deixado em seu legado fracassos bizarros, e uma enxurrada de dinheiro investido em pura “viagem”!
Ao meu ver não se trata mais de FOMO, nem fome, como nos casos do HotDog, do PIZZA, do KIMCHI, do inhame (YAM), e agora do SUSHI.
Não sou psicanalista, psicólogo, ou psiquiatra, mas sou trader, e sei que FOMO é um sentimento de momento, pontual, que no mercado financeiro é desencadeado por uma onda de movimentação de preço que leva o investidor a tomar decisões precipitadas.
Ninguém disse aqui que o FOMO é sempre prejudicial, mas o limite entre o sucesso e o fracasso é a sorte!
Já neste caso do Hype, é uma mentalidade embasada em que tudo que for construído daquele segmento será bom, auto sustentável e rentável. A pessoa tem tempo de analisar a situação e tomar decisões, de estudar os projetos, esperar eles se desenvolverem, mas o Hype o faz acreditar em unicórnios!
Os protocolos DeFis normalmente não são auditados antes de serem lançados, e mesmo que fossem, não é uma garantia de integridade e segurança de protocolo.
O criador da Year.Finance (YFI), Andre Cronje, abordou este tema recentemente, chamando atenção para o próprio protocolo da YFI que foi lançado sem ser auditado, e apresentou falhas de governança.
O Hype faz com que as pessoas mudem o sentido do que leem, se leem! Apesar de haver uma enxurrada de informações dizendo “cuidado, você pode perder muito”, a pessoa lê “venha ser milionário”!
Não por menos, na cotação de hoje 1 YFI vale 3 Bitcoins, mesmo apresentando falhas em seu protocolo. Os protocolos Uniswap estão negociando mais que a Coinbase, uma das mais antigas exchanges de criptomoedas do planeta.
Voltando à cozinha (que não é a Bitcozinha), pesquisadores relataram 10 falhas no protocolo SUSHI, que só não azedou de vez, pois não são falhas críticas.
Mas certamente o pepino desse hossomaki deu ruim. No momento dessa reportagem o SUSHI estava sendo cotado com perdas de -23% diante das stablecoins, -18% diante do Bitcoin, e -15% diante do Ethereum.
O incompreensível é que muitos protocolos tem apresentado problemas e estão DeFinhando, e a galera continua no Hype!
E para nós, que não fazemos parte da galera, que fique a lição:
Antes de escolher o prato, olhe bem o cardápio!