O evento que acontece nos dias 30 a 31 de janeiro vai abordar temas como uso do Bitcoin e do USDt (dólar digital) como meio de pagamento e como essas criptomoedas podem ajudar o mercado financeiro mundial
El Salvador se prepara para sediar o “Fórum Plano ₿”, a principal conferência de Bitcoin da América Central, que acontecerá nos dias 30 e 31 de janeiro. O evento reunirá líderes globais, tecnólogos e empreendedores para discutir a adoção do Bitcoin, economia, liberdade financeira e liberdade de expressão.
Entre os destaques, o evento traz a palestra de Rocelo Lopes, CEO da SmartPay e criador da tecnologia SWAPX e do aplicativo Truther. Com uma vasta experiência no mercado de criptomoedas desde 2013, Lopes é um renomado especialista em cripto economia e um defensor ativo da regulamentação do setor no Brasil. Ele compartilhará sua visão sobre as últimas inovações e desafios enfrentados pelo setor.
Rocelo Lopes refletiu sobre sua recente experiência no Plan B em Lugano, na Suíça, em 2024: “Participar do evento foi uma experiência enriquecedora e emocionante. Senti-me parte fundamental do debate, especialmente ao compartilhar o painel com figuras como Paolo Ardoino, CEO da Tether, e Samson Mow, CEO da Jan3. A energia da audiência foi gratificante e inspiradora.” Ele também destacou a evolução das blockchains, especialmente a Liquid, que promete resolver desafios enfrentados por bancos digitais.
O evento de El Salvador será uma oportunidade única para aqueles que não puderam participar de Lugano. Lopes estará presente, trazendo aprendizados e inovações que visam melhorar a experiência dos usuários no Brasil e além.
Além disso, Rocelo Lopes falou sobre a importância de investir em educação e na formação de novos programadores para atender à demanda do mercado de criptomoedas, especialmente em instituições financeiras que buscam profissionais qualificados em Blockchain.
Disrupção no mercado financeiro brasileiro
A SmartPay encerra 2024 com resultados notáveis e expectativas elevadas para 2025. O aumento recente no preço do Bitcoin impulsionou os negócios, e Lopes destaca: “Este ano foi excepcional. Nossa equipe trabalhou arduamente para tornar nosso aplicativo Truther mais robusto e eficiente”.
A Truther, carteira digital pioneira no Brasil, oferece aos usuários, acesso a USDt (dólar digital), VRL (stablecoin indexada ao Real) e Bitcoin, permitindo uma integração única com o sistema financeiro tradicional. Com essas criptomoedas, os usuários podem realizar transações via Pix, sacar dinheiro em mais de 24 mil ATMs da rede Banco24Horas, além de sacar Reais em 13.500 casas lotéricas e estabelecimentos habilitados ao Pix Saque.
Entre as novidades recentes, destaca-se a integração de boletos bancários diretamente na carteira digital e a melhoria no desempenho das transações realizadas por empresas que utilizam a API SWAPx. Segundo o CEO Rocelo Lopes, o volume de transações da plataforma disparou, alcançando uma média de 20 mil operações diárias, com picos de até 30 mil, um reflexo do crescimento consistente da empresa.
Outro marco importante foi a consolidação da Truther na blockchain Liquid, viabilizada por parcerias estratégicas com a Tether e a Blockstream. Essa integração trouxe funcionalidades inovadoras, como a Bridge, e a possibilidade de criar chaves personalizadas para endereços de carteira. Além disso, o lançamento da stablecoin Virtual (VRL) na blockchain Liquid introduziu um novo patamar de privacidade, garantindo que os endereços dos usuários permaneçam ocultos uns dos outros. “Nosso compromisso é com a segurança e a discrição de nossos clientes”, destaca Lopes.
Refletindo sua visão de inovação e boas práticas, a Truther iniciou a implantação do Chainalysis Address Screening, uma solução avançada de validação de endereços de carteira para USDT e Bitcoin. “Este é um passo importante para reforçar a segurança no mercado e proteger nossos usuários, parceiros e instituições contra possíveis riscos”, explica Lopes. A princípio, a validação será aplicada às transações realizadas na Truther, com planos de expansão para a API SWAPx.
Por fim, a Truther acaba de lançar sua nova interface no formato PWA (Progressive Web App), já acessível pelo endereço www.truther.pw. A novidade oferece aos usuários a praticidade de acessar os serviços, diretamente pelo navegador, sem a necessidade de baixar aplicativos, atendendo especialmente aqueles que preferem evitar lojas de aplicativos. Este lançamento reforça o compromisso da Truther em oferecer soluções acessíveis, seguras e inovadoras para seus clientes.
A SmartPay também prepara outras inovações, como a possibilidade de operar com USDT, permitindo que bancos brasileiros integrem a criptomoeda em seus serviços. Além disso, a Bitfinex, uma das corretoras mais respeitadas no mercado, concluiu a integração com o SWAPx, facilitando o acesso dos brasileiros a uma plataforma de renome mundial e permitindo com que eles comprem USDt através do PIX.
Entre as novidades previstas está a integração de um cartão de crédito pré-pago, que permitirá aos usuários fazer pagamentos em dólar diretamente pelo aplicativo Truther. “Nosso foco é promover a inclusão financeira e tornar o ambiente mais acessível e intuitivo para todos”, destaca o CEO.
A Argentina também ganhou destaque
A atuação da SmartPay e da Truther também se expandiu para a Argentina, onde a tecnologia tem beneficiado o comércio local, permitindo conversões entre Reais e “dólar digital”. A popularização do Pix, junto com a blockchain, facilitou o uso de stablecoins, atraindo turistas brasileiros e proporcionando uma nova vantagem competitiva aos comerciantes argentinos.
Os argentinos que visitam o Brasil a trabalho ou turismo agora podem pagar com Pix, evitando as desvantagens de carregar dinheiro em espécie ou utilizar cartões que aplicam a desfavorável cotação do “dólar turismo”. Essa troca de facilidades é resultado do surgimento de empresas inovadoras que conectam as cadeias de pagamento instantâneo, com a SmartPay liderando esse processo. “Os argentinos podem fazer pagamentos, transferências e saques com o PIX, sem a necessidade de ter uma conta bancária ou fazer câmbio”, afirma Rocelo Lopes, CEO da SmartPay.
Rocelo reforça que a missão da SmartPay é promover a inclusão financeira de brasileiros e estrangeiros, garantindo acesso ao sistema financeiro de forma simples e rápida. A tecnologia já está sendo amplamente utilizada por comerciantes argentinos e brasileiros, com o objetivo de proporcionar liberdade financeira a todos. “Tudo o que o turista em Bariloche precisa fazer é escanear o QR Code e pagar com Reais, recebendo o comerciante imediatamente em USD₮”, finaliza.
Aviso: Este artigo não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. O BitNotícias não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.