Uma análise do Mercado Bitcoin compartilhada com o Bitnotícias apontou que a expectativa para dezembro é a continuação da recuperação agressiva das criptomoedas observada em outubro e novembro.
Segundo o MB, novembro foi um mês animado no setor de criptoativos, registrando ganhos significativos impulsionados por melhorias macroeconômicas, dados on-chain positivos, expectativa de ETFs para o BTC e a recuperação reputacional, devido às condenações de Sam Bankman-Fried e Changpeng Zhao. Diante disso, o BTC subiu 8,8% em dólar e o ETH, 13%. Destaque também para Solana, que valorizou incríveis 54,9% no período.
“Este mês promete dar continuidade à recuperação agressiva observada em outubro e novembro. A iminência do lançamento do ETF em janeiro e o halving previsto para abril de 2024 atrairão investidores, potencializando uma possível subida dos preços”, analisa André Franco, head do Research MB.
A Carteira Recomendada, lançada mensalmente pelo MB, a maior plataforma de ativos digitais da América Latina, é fundamentada em regras que buscam medir o desempenho de diversas criptomoedas, oferecendo sugestões de alocações focadas em altos retornos e mitigação de riscos. Além dos rebalanceamentos mensais, podem ocorrer mudanças em momentos estratégicos.
“Partindo desse raciocínio, as alocações em BTC, ETH e USDC objetivam minimizar volatilidade, enquanto apresentam potencial de retorno expressivo. Nas carteiras de maior risco, a inclusão de smartcoins e gamecoins reflete nossa tese de que esses segmentos têm potencial de crescimento no médio prazo, considerando suas capitalizações de mercado inferiores e a possibilidade de uma valorização percentual mais expressiva”, explica Franco.
Criptomoedas
Carteira Conservadora: Para investidores conservadores, a ênfase na segurança é crucial para manter investimentos a longo prazo. A retirada de caixa reflete a visão otimista quanto ao possível início de um bull market. A redução na exposição ao BTC e aumento no ETH foram realizadas porque o primeiro ativo subiu consideravelmente mais que o segundo nas últimas semanas.
- BTC: 75%
- ETH: 25%
- USDC: 0%
Carteira Moderada: Aos perfis moderados, o foco é encontrar o ponto ideal entre risco-retorno e segurança. Para dezembro, zera-se o caixa, a alocação em ETH é reforçada, em BTC é reduzida, enquanto uma pequena exposição em gamecoins (ILV) é introduzida, aproveitando o potencial desse segmento diante das expectativas de alta.
- BTC: 70%
- ETH: 29%
- ILV: 1%
- USDC: 0%
Carteira Arrojada: Ao aceitar um risco maior, a carteira arrojada aumenta a conversão de BTC em ETH e inclui 5% em gamecoins por meio da Illuvium (ILV), um dos blockchain games mais esperados do ramo. Mantém-se a alocação de 1% em STX devido ao forte movimento de subida do BTC e ao desempenho positivo do ativo nas últimas semanas.
- BTC: 60%
- ETH: 34%
- Gamecoins: 5%, sendo posição total em ILV
- Smartcoins: sendo 1% em STX, zerando as posições anteriores de MATIC e MINA
- DeFi: zerar a posição em LDO
- Leia também: LIDO domina 76% de todo Ethereum em staking