A Avalanche Foundation anunciou um programa de subsídios no valor de US$ 40 milhões para incentivar o desenvolvimento de redes Layer 1 e ferramentas técnicas na nova testnet Avalanche9000.
O programa, chamado Retro9000, visa atrair desenvolvedores para criar e testar novos projetos na rede, com financiamento alocado através de um mecanismo de votação comunitária.
‘O Retro9000 incentiva os desenvolvedores a construir publicamente, ganhar suporte da comunidade e testar e enviar projetos para serem recompensados’, disse Avalanche.
Incentivos para o desenvolvimento de novas redes
O Retro9000 foi lançado para oferecer suporte retroativo a desenvolvedores que construírem soluções inovadoras na testnet Avalanche9000, considerada a maior atualização desde o lançamento da mainnet da Avalanche há quatro anos.
A nova atualização transformará a arquitetura de sub-redes existentes em redes Layer 1 especializadas, com foco em finanças descentralizadas (DeFi), ativos do mundo real e jogos.
As redes Layer 1 desenvolvidas na Avalanche9000 poderão utilizar a infraestrutura da cadeia principal da Avalanche e desfrutar de interoperabilidade por meio do protocolo de mensagens interchain da Avalanche.
Isso permitirá que os desenvolvedores adaptem suas economias de staking, selecionem tokens de gás personalizados e adotem diversas máquinas virtuais.
Redução de custos e acessibilidade para novos projetos
Uma das mudanças significativas com o Avalanche9000 é a eliminação da exigência de que sub-redes forneçam um mínimo de 2.000 AVAX como stake e mantenham a cadeia principal Avalanche C-chain ou X-chain. Essa medida reduzirá os custos financeiros e de hardware, facilitando o lançamento de novas redes Layer 1 na plataforma Avalanche.
O diretor de relações com desenvolvedores da Ava Labs, Martin Eckardt, destacou que a atualização reduzirá substancialmente o custo de implantação e manutenção de blockchains na rede Avalanche, tornando a plataforma mais acessível a milhares de novos projetos.
A expectativa é que a Avalanche9000 posicione a rede como uma concorrente direta de outros protocolos Layer 0, como Cosmos e Polkadot, ampliando a oferta de soluções blockchain customizadas e interoperáveis.