A Base, rede de camada 2 desenvolvida pela Coinbase sobre o Ethereum, atingiu um marco histórico ao liderar, por um dia, o volume de transações com stablecoins, superando redes populares como Solana, Ethereum e Tron.
For the first time ever, @base led all chains for total stablecoin transfer volume in a single day.
On October 26th, Base processed 18.1B+ in stablecoin transaction volume (99.9% was in USDC) accounting for over 30% of all stablecoin transaction volume that day. pic.twitter.com/OXKdSLgWUR
— Peter Schroeder (@peterschroederr) October 27, 2024
No dia 26 de outubro de 2024, a Base alcançou 30,06% do volume total de stablecoins negociados, de acordo com dados da Artemis Terminal.
O feito reflete o aumento substancial na utilização da rede, que registrou 5,6 milhões de transações no mesmo dia, evidenciando o crescimento acelerado da atividade na plataforma desde seu lançamento.
- Leia também: Sentimento da comunidade com a Toncoin muda para otimista: a recuperação do TON está próxima?.
Crescimento do USDC impulsiona o volume da Base
A maior parte das transações com stablecoins na Base foi movimentada pelo USDC, que representou 62% do volume diário, seguido pelo Tether (USDT) com 30% e o stablecoin algorítmico DAI com 7,4%.
Esse crescimento foi comentado por Jeremy Allaire, CEO da Circle, empresa emissora do USDC, que apontou para o potencial do USDC de alcançar uma taxa anual de movimentação de US$ 6,6 trilhões na rede Base, caso o volume atual se mantenha.
Wow. That’s a $6.6 trillion annual run rate for USDC on @base https://t.co/AMbsBIj4bg
— Jeremy Allaire – jda.eth / jdallaire.sol (@jerallaire) October 27, 2024
O sucesso do USDC na Base sugere uma preferência crescente pelo ativo no ecossistema DeFi, impulsionado pela confiança que a rede da Coinbase oferece aos investidores.
Mudança no domínio de volume entre blockchains
Historicamente, a Solana dominava o volume de transações com stablecoins, respondendo por cerca de 60% do total até meados de 2023. Contudo, com o crescimento da Base, essa dinâmica começa a mudar.
Atualmente, a Base detém uma participação de mercado de 20,8% no mês de outubro, ligeiramente acima da Solana, que marca 20,6%, enquanto o Ethereum lidera o mês com 25,6%. O desempenho da Base mostra o avanço de redes de camada 2 no uso de stablecoins, refletindo o interesse dos usuários em soluções rápidas e de baixo custo.