O governo dos Estados Unidos está sob pressão para intervir e garantir a libertação de Tigran Gambaryan e Nadeem Anjarwalla, ambos executivos da Binance, detidos pelas autoridades nigerianas desde o final de fevereiro.
A Câmara de Comércio Digital dos EUA está liderando os esforços, emitindo um apelo urgente em 15 de março para que a Casa Branca intervenha diante do que chamaram de “injustiça significativa” e violação do direito internacional.
Em uma publicação em seu blog, a Câmara destacou que a detenção arbitrária de Gambaryan, um cidadão americano, estabelece um “precedente preocupante” que afeta empresários dos EUA no exterior. Segundo o comunicado, parece que Gambarayan está em detenção para coagir uma multa de US$ 10 bilhões da Binance.
“Tanto Gambaryan como um colega da Binance foram privados dos seus passaportes e levados para um local não revelado por pessoal armado, onde permaneceram sob custódia. A ausência de acusações criminais e a recusa em permitir aconselhamento jurídico sem supervisão realçam a natureza arbitrária desta detenção”, diz o post.
EUA agem para garantir libertação de executivos da Binance
Conforme destacou a Câmara na publicação, a detenção de Gambaryan vai além de uma questão legal. Isso porque trata-se de uma questão de dignidade nacional e da proteção dos cidadãos americanos em todo o mundo.
Confira as Oportunidades e Comece a Investir
Os dois executivos viajaram para a Nigéria no dia 25 de fevereiro a convite do governo da Nigéria. De acordo com o convite, o objetivo da viagem seria para discutir questões relacionadas às operações da Binance. No entanto, ao invés de resolver essas questões, as autoridades do país detiveram os dois executivos da Binance sem o devido processo legal após essa reunião. Os dois executivos permanecem detidos até hoje no país sem mais explicações.
Considerando que os Estados Unidos fornecem à Nigéria anualmente mais de um bilhão de dólares em ajuda externa, a comunidade cripto e a Câmara estão apelando para que a administração do presidente Joe Biden intervenha rapidamente através dos canais diplomáticos para garantir a libertação legal dos americanos detidos.