A exchange Binance aumentou sua liderança no mercado centralizado de trocas de criptoativos em 2002.
O longo inverno que passou por todo o ano de 2022 no mercado de ativos digitais parece não ter afetado a maior exchange do planeta.
Mesmo com o mercado de baixa a Binance cortou taxas de transação em alguns pares de criptoativos, o que reduziu ganhos com taxas, e suportou saques em massa em um dos períodos mais conturbados do ano no mercado.
Também fez novas aquisições de exchanges, e conseguiu aprovação regulatória em outros países.
Relatório mostrou a ascensão da exchange
A empresa analítica, Arcane Research, apresentou um relatório onde mostrou que a exchange Binance começou a aumentar seu domínio sobre o mercado criptográfico centralizado no ano de 2022 ao cortar as taxas de transações em diversos pares de criptoativos.
Apenas para se ter uma ideia, no final de dezembro de 2022 a exchange Binance detinha cerca de 92% do volume de negociação do mercado spot de Bitcoin, e 61% do mercado de derivativos de Bitcoin.
No início de 2022 a Binance detinha 45% do mercado à vista, ou seja, em um ano a sua dominância dobrou.
Quanto ao mercado de derivativos, a exchange Binance atualmente domina pouco mais de um terço deste mercado.
Este dado, segundo a Arcane Research, é incomparável ao desempenho de qualquer outra exchange desde o surgimento da Binance.
Os analistas disseram que a Binance de fato é o próprio mercado centralizado de moedas digitais, atualmente.
Além de seus empreendimentos, a dominância da Binance foi muito ajudada pelo colapso das exchanges FTX e Celsius.
Outro ponto que ajudou a Binance a aumentar seu domínio foi a volta ao mercado asiático através da compra das exchange Tokocrypto e Sakura Exchange Bitcoin.
A Arcane Research disse que o ano de 2022 nem pareceu ter havido um inverno cripto para a Binance, que inclusive aumentou seu número de funcionários enquanto diversas exchanges de criptoativos demitiram funcionários.
Ademais, a empresa pontou o potencial da Binance ao passar sem maiores problemas pelo problema causado ao mercado com a quebra da FTX.
À época, com a desconfiança do mercado e os diversos FUDs sobre as exchanges descentralizadas, a Binance suportou sem restrições mais de US$ 10 bilhões em saques de criptoativos em apenas uma semana.
Segundo a Arcane Research, isto apenas contextualizou o domínio da Binance no mercado centralizado de trocas de criptoativos.