Desde o início do ano os criptoativos no geral e o Bitcoin (BTC) estão mostrando uma boa performance de alta.
Em específico, o Bitcoin já subiu cerca de 28% e o Ether (ETH) cerca de 32% desde o dia primeiro de janeiro (seguindo cotações no momento desta redação).
Esta alta no curto prazo foi apontado no relatório semanal da empresa analítica Glassnode como sendo um dos motivos da maior confiança dos investidores no mercado de criptoativos.
E esta performance foi maior do que demais ativos tradicionais como as ações e o ouro.
Mercado de investimentos
Diversos tipos de ativos, como os criptoativos, as ações e as commodities, no geral, apresentaram valorização desde o início do ano.
Entretanto, as criptomoedas como o Bitcoin e o Ether se destacaram dentro do mercado de renda ativa.
Os dados foram apresentados pela empresa Kaiko, no relatório intitulado ‘The Return of the Bulls’ (o retorno dos touros).
No relatório a empresa pontuou que ‘o sentimento de alta voltou às criptomoedas, com o BTC subindo 20% na semana passada’.
Também que na tendência macroeconômica os criptoativos estão ‘superando fortemente as ações’.
De acordo com a empresa, ‘o BTC e o ETH subiram dois dígitos em termos percentuais este ano, superando os ativos tradicionais à medida que o sentimento de risco melhora’.
Conforme mostrado no gráfico, o índice Nasdaq 100 e S&P500 subiram 4% e 6% no ano, enquanto o ouro subiu cerca de 4% este ano e os títulos do Tesouro norte-americano subiram 2%.
Assim, a empresa mostrou que as duas principais criptomoedas do mercado subiram mais de 20% em relação a alguns importantes ativos do mercado de investimentos.
Mudança de sentimento do Bitcoin
Segundo analistas dos mercados, o sentimento dos investidores de renda variável tem melhorado.
Isto porque os dados do CPI dos Estados Unidos mostraram que a inflação diminuiu em dezembro, assinalando assim seis meses de queda consecutiva.
Estes dados trazem a hipótese do Federal Reserve (FED) conter a alta de juros agressiva já nos próximos meses.
Apesar disto, recentemente tanto as empresas BlackRock e Fidelity alertaram os mercados para não subestimam nem a inflação, nem os juros nos Estados Unidos.
Por fim, os analistas da Kaiko esperam que haja uma correção do preço dos criptoativos em geral diante da última alta.
Este movimento será para alinhar os preços dos mercados diante da situação econômica atual.