A Bittrex Global, uma exchange de criptomoedas com sede em Liechtenstein, anunciou que encerrará suas operações, começando com a suspensão das atividades de trading em 4 de dezembro.
It is with great regret that we inform you that Bittrex Global has decided to wind down its operations.
Effective Monday 4 December 2023, all trading activity on Bittrex Global will be disabled. After that date, customers will only be able to withdraw assets as part of the…
— Bittrex Global (@BittrexGlobal) November 20, 2023
A decisão, divulgada em uma atualização no site da empresa em 20 de novembro, vem nove meses após a Bittrex, sua filial nos Estados Unidos, anunciar o encerramento das operações no país devido a ‘incertezas regulatórias contínuas’.
Em abril, a Bittrex foi acusada pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) de operar como uma exchange, corretora e agência de compensação não registrada.
- Leia também: Ripple não é a altcoin preferida pelos bancos, de acordo com relatório do Comitê da Basileia
Orientações para os clientes
A Bittrex Global instruiu todos os usuários com saldos em dólares americanos a converterem seus fundos para euros ou criptomoedas antes de 4 de dezembro, sob risco de não poderem mais sacar os ativos.
A partir dessa data, a plataforma suspenderá as atividades de trading e permitirá apenas certos tipos de retiradas. A empresa enfatizou que a decisão foi tomada com pesar e compreende os inconvenientes que isso pode causar aos seus clientes.
Além disso, a Bittrex Global alertou contra novos depósitos na plataforma, pois não pode garantir a segurança desses fundos.
Contexto regulatório e consequências
O encerramento das operações da Bittrex Global ocorre em um contexto de maior fiscalização regulatória sobre as criptomoedas. A SEC também acusou a Bittrex Global em abril ‘em conexão com a operação de um livro de ordens compartilhado com a Bittrex’.
Não está claro se as ações do regulador contribuíram para o anúncio do encerramento das operações da exchange. A Bittrex entrou com pedido de proteção sob o Capítulo 11 em um tribunal de falências dos EUA em maio e resolveu seu caso com a SEC por US$ 24 milhões em multas e juros em agosto.
A decisão da Bittrex Global de encerrar as operações destaca as crescentes pressões regulatórias enfrentadas pelas exchanges de criptomoedas em todo o mundo.