As empresas Acinq e zkSNACKs, responsáveis pelas carteiras de criptomoedas Phoenix Wallet e Wasabi Wallet, respectivamente, anunciaram a interrupção de seus serviços para clientes nos Estados Unidos.
On May 3rd, 2024, @PhoenixWallet will be removed from US app stores.
Users from the US should empty their wallet:
– Settings > Close channels (Android)
– Settings > Drain wallet (iOS)
We highly recommend *not force-closing* channels, as on-chain fees could be significant.
— Phoenix Wallet (@PhoenixWallet) April 26, 2024
‘À luz dos anúncios recentes das autoridades dos EUA, o zkSNACKs agora proíbe estritamente os usuários dos EUA de usar seus serviços’, escreveu o zkSNACKs em um comunicado de 27 de abril.
Esta decisão segue uma onda de repressão regulatória intensificada que tem afetado provedores de carteiras de auto-custódia no país. As ações regulatórias recentes, incluindo medidas contra a ConsenSys, criadora da MetaMask, e a Samourai Wallet, foram citadas como catalisadores para essa mudança abrupta.
Detalhes das restrições e orientações para usuários
Acinq, a empresa por trás da Phoenix Wallet, orientou seus usuários a esvaziarem suas carteiras até o dia 2 de maio, alertando sobre os possíveis altos custos de taxas on-chain em caso de fechamento forçado das carteiras.
Recent announcements from US authorities cast a doubt on whether self-custodial wallet providers, Lightning service providers, or even Lightning nodes could be considered Money Services Businesses and be regulated as such.
— ACINQ (@acinq_co) April 26, 2024
‘Anúncios recentes das autoridades dos EUA lançam dúvidas sobre se os provedores de carteiras com autocustódia, os provedores de serviços Lightning ou mesmo os nós Lightning poderiam ser considerados empresas de serviços monetários e regulamentados como tal’, explicou Acinq.
A zkSNACKs implementou a nova política de exclusão dos usuários dos EUA em sua Wasabi Wallet de forma imediata, refletindo a incerteza regulatória e os riscos potenciais de continuar operando no ambiente americano.
Contexto regulatório e reações
Essa saída do mercado dos EUA por parte de duas operadoras de carteira de significativa importância no espaço cripto é indicativa do ambiente regulatório cada vez mais desafiador nos Estados Unidos.
Autoridades regulatórias têm ampliado o escopo de sua supervisão e exigências, criando um panorama incerto para negócios baseados em tecnologias descentralizadas e auto-custodiadas.
A mudança por parte da Acinq e da zkSNACKs sinaliza um possível prenúncio de retração de outros fornecedores do setor, preocupados com as implicações legais e financeiras de operar sob a rigorosa observação regulatória dos EUA.