A Cboe BZX Exchange apresentou pedidos formais para listar e negociar ETFs de XRP (Ripple) em nome de quatro grandes gestores de ativos: Bitwise, WisdomTree, Canary Capital e 21Shares.
A proposta foi enviada como parte do processo regulatório exigido pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), que analisará a viabilidade dos produtos. Se ocorrer a aprovação, então os ETFs de XRP se juntarão aos já listados ETFs de Bitcoin e Ethereum.
Gestores de ativos apostam no potencial do XRP no mercado de ETFs
Os pedidos incluem o registro necessário (19b-4) para que os ETFs possam ser oficialmente avaliados pela SEC. Essa etapa faz parte de um processo de dois estágios, que começa, primeiramente, com o registro inicial (Form S-1) e avança, depois, para a proposta de regulamentação.
ALSO: Four XRP 19b-4's were just filed by @CBOE. They join Grayscale's XRP trust conversion application which was filed last week. https://t.co/ygdhdBWlgA
— James Seyffart (@JSeyff) February 6, 2025
O Bitwise XRP ETF foi o primeiro a fazer parte da lista de registros, ainda em outubro de 2024, seguido, depois, pelo Canary XRP Trust e pelo 21Shares Core XRP Trust. Os dois últimos passaram por análise e aprovação ainda na mesma semana.
WisdomTree, uma das principais gestoras de ETFs dos Estados Unidos, apresentou seu pedido em dezembro de 2024. A NYSE Arca, por sua vez, também entrou com um pedido para converter o Grayscale XRP Trust em um ETF spot.
Especialistas estimam que os ETFs de XRP poderiam atrair entre US$ 4 bilhões e US$ 8 bilhões em novos ativos no primeiro ano de operação.
Mudanças na liderança da SEC impulsionam novas propostas
A enxurrada de pedidos de ETFs de criptomoedas ocorre em meio a uma mudança de postura da SEC, agora liderada por Mark Uyeda, com Hester Peirce à frente de uma força-tarefa focada em regulamentação cripto. Peirce é conhecida, sobretudo, por sua visão pró-cripto e planeja revisar os critérios para definir quais ativos digitais podem ter equiparação a valores mobiliários.
A recente aprovação dos ETFs de Bitcoin e Ethereum abriu caminho para a consideração de produtos baseados em outras criptomoedas, como o XRP. Os próximos passos incluem a publicação dos pedidos no Registro Federal, onde o público e o setor poderão enviar comentários antes de uma decisão final.
Caso os ETFs de XRP passem pela etapa de aprovação, eles poderão, assim, representar uma nova fase na expansão dos produtos financeiros baseados em criptomoedas. Essa transição visa, sobretudo, oferecer aos investidores maior flexibilidade e segurança para negociar ativos digitais em mercados tradicionais.