Ryan Selkis, cofundador da Messari, uma empresa de dados e pesquisa sobre criptomoedas, renunciou ao cargo de CEO após uma série de tweets polêmicos sobre política, guerra civil e imigração.
‘Esta semana foi a primeira semana em 6,5 anos em que minha política e retórica colocaram a equipe em perigo. Como tal, decidi me afastar do cargo de CEO.’
A decisão de Selkis foi anunciada na última sexta-feira, após ele ter recebido críticas por suas declarações incendiárias nas redes sociais.
- Leia também: BlockFi iniciará os reembolsos este mês
Motivos da renúncia
Selkis anunciou sua saída do cargo de CEO da Messari através da plataforma social X, onde ele havia publicado uma enxurrada de mensagens controversas durante a semana. Em um dos tweets, Selkis expressou seu desejo de que um imigrante fosse expulso do país, afirmando que ele não era ‘entitulado à cidadania’.
A leader's first responsibility is to his team.
This week was the first week in 6.5 years that my politics and rhetoric put the team in harms way.
As such, I have decided to step aside as CEO.
My friend, colleague, and founding teammate @ericturnr will be taking the helm. pic.twitter.com/6icM6efMUu
— Ryan Selkis (d/acc) 🇺🇸 (@twobitidiot) July 19, 2024
Além disso, após uma tentativa de assassinato contra Donald Trump, Selkis postou que qualquer pessoa que votasse contra Trump ‘poderia morrer em um fogo’. Em sua declaração de renúncia, Selkis mencionou que esta foi a primeira vez em seis anos e meio que suas opiniões políticas colocaram a equipe da Messari em risco.
Ele também criticou a mídia e a administração por não pressionarem por respostas após o ataque a Trump e por não conterem a retórica divisiva que, segundo ele, contribuiu para o ataque.
Substituição e futuro da Messari
Após a renúncia de Selkis, o diretor de receitas da Messari, Eric Turner, assumirá o cargo de CEO interino. A empresa publicou uma mensagem afirmando que Selkis decidiu se afastar das funções operacionais para se concentrar integralmente em políticas cripto e em questões nacionais que considera importantes.
Ryan recently let us know of his decision to step back from an operational role as the CEO of Messari so that he can focus his time fully on crypto policy and national issues of importance to him. Messari would not be the company it is today, or what it will be in the future,…
— Messari (@MessariCrypto) July 19, 2024
A decisão de Selkis de deixar o cargo é vista como uma tentativa de proteger a integridade e a reputação da Messari, além de permitir que ele dedique mais tempo e energia à advocacia e às políticas públicas relacionadas às criptomoedas.