A Coinbase, maior exchange de criptomoedas nos Estados Unidos em volume de negociação, está instando a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) a aprovar o pedido da Grayscale para converter seu Ethereum Trust em um ETF de Ether à vista.
O desenvolvimento ocorre após uma decisão em 25 de janeiro pelo regulador de valores mobiliários de adiar sua consideração para o Ether ETF da Grayscale até 10 de março. Em 22 de fevereiro, o diretor jurídico da Coinbase demonstrou o raciocínio legal, econômico e técnico da exchange para que o regulador aprove o fundo da Grayscale conforme o segundo prazo se aproxima.
Em um post no X/Twitter, Grewal compartilhou a carta da Coinbase para a SEC. Ele destacou cinco argumentos-chave para a aprovação de um Ether ETF à vista. A lista de razões incluiu, por exemplo, alegações de que o mercado trata o Ethereum como uma mercadoria e não como um título.
“Nossa carta apresenta o que qualquer pessoa sabe que prestou um mínimo de atenção ao assunto: o ETH não é um título. Na verdade, antes e depois do The Merge, a SEC, a CFTC e o mercado trataram o ETH não como um título, mas como uma mercadoria”, escreveu Grewal.
Coinbase quer aprovação de ETF de Ethereum
Além disso, a Coinbase afirmou na carta que os “argumentos da SEC em apoio à listagem e negociação de Bitcoin ETFs se aplicam com igual – e de algumas maneiras maiores – força para a listagem e negociação” do ETF Ethereum da Grayscale.
Ao abordar as preocupações com manipulação de mercado, a Coinbase levantou um terceiro argumento de que o mercado ETH “se beneficia de uma profundidade e liquidez muito significativas”, bem como uma capitalização de mercado de cerca de US$ 315 bilhões, tornando o ativo menos suscetível à manipulação por maus atores.
Além disso, a exchange observou em seu quarto argumento que o mercado de futuros da Chicago Mercantile Exchange (CME) “representa um mercado regulamentado de tamanho significativo relacionado aos futuros de ETH”. Portanto, permite à exchange detectar tentativas de manipulação de ETH à vista.
O último argumento da carta instou a SEC a “chegar a uma conclusão razoável” de que um ETF com futuros de ETH da CME é semelhante a um ETF de ETH à vista. A Coinbase disse que isso torna “arbitrário e caprichoso” permitir ETFs de futuros de ETH, mas negar um ETF de ETH à vista.
Essa medida da Coinbase reflete o crescente interesse e esforço da indústria de criptomoedas para obter aprovação regulatória para instrumentos de investimento mais diversificados, como ETFs baseados em criptomoedas, ampliando o acesso dos investidores institucionais e de varejo ao mercado de criptoativos.