Membros da comunidade Cosmos votaram contra uma proposta que visava reduzir a pressão inflacionária sobre o token ATOM em cenários nos quais dois terços do fornecimento da moeda estão vinculados à rede.
A Proposta 868, apresentada pela Stakelab, buscava introduzir uma mudança drástica na política econômica da rede. O objetivo era diminuir o parâmetro InflationMin de 7% para 0%. A votação foi aberta em 9 de janeiro e encerrada em 23 de janeiro.
Resultados da Votação na rede Cosmos
Apesar dos potenciais benefícios destacados pela Stakelab, quase metade dos validadores votou contra a proposta. Dessa forma, a maior parte da comunidade optou por negar à Cosmos Hub a oportunidade de explorar outras fontes de receita ao atender às “cadeias de consumidores” vinculadas ao hub.
Em particular, 48,6% dos validadores (77.287.838 ATOM) rejeitaram a proposta. Enquanto isso, 25,1% (39.903.750 ATOM) votaram a favor da proposta 868 e 25,9% dos validadores (41.196.314 ATOM) se abstiveram da votação.
Validadores renomados que possuem enorme poder de voto no hub Cosmos e se opuseram à proposta incluíram Everstake, Allnodes, Stake.fish, Cosmostation, Swish Staking, Keplr, Chorus One, Provalidator, Forbole, entre outros.
Já os validadores que apoiaram a proposta 868 incluíram Stakecito, Polkachu, Informal, Pryzm, Game, IrisNet, P2P e Leap.
A votação da Proposta 868 ocorreu após a comunidade Cosmos Hub votar recentemente a favor da Proposta 848. Esta proposta estabeleceu um limite para a taxa de inflação máxima em 10%, abaixo dos 20% anteriores, a fim de mitigar as emissões de tokens.
Enquanto isso, com o resultado da votação de hoje, é provável que a taxa de inflação na Cosmos Hub continue sendo um tema de discussões significativas neste ano. Isso porque alguns contribuidores desejam que a taxa seja o mais baixa possível.
O preço do token ATOM, nativo da rede Cosmos, recuou nas últimas 24 horas em linha com o mercado mais amplo. Nas últimas 24 horas, o preço caiu 5,7% para US$ 8,87, de acordo com dados do CoinGecko.